Manaus, 23/05/2022

Brasil

Concurso IBGE: mais de 18 mil candidatos do AM farão as provas neste domingo

Concurso IBGE: mais de 18 mil candidatos do AM farão as provas neste domingo
08/04/2022 09h50

As provas do processo seletivo simplificado (PSS) do Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) serão realizadas em todo o Brasil neste domingo, 8.

No Amazonas, 18.939 pessoas estão inscritas para concorrer aos cargos de recenseador e agente censitário, nos 62 municípios do Estado; sendo 9.383 inscritas para o cargo de recenseador, e 9.556, para agente censitário.

Na Região Norte, quase 75 mil pessoas farão as provas, e no Brasil, o número chega a 620 mil candidatos aos cargos para o Censo 2022.

O cartão de confirmação da inscrição com o local de prova está disponível para consulta no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), empresa organizadora da seleção.

Horário das provas

A prova para recenseador será aplicada às 9h (horário de Brasília) e terá três horas de duração.

Os candidatos farão uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 50 questões, divididas em 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Matemática, 5 questões sobre Ética no Serviço Público e 25 questões de Conhecimentos Técnicos.

Já os candidatos a ACM e ACS farão as provas no período da tarde. Elas serão aplicadas às 14h30 (horário de Brasília) e terão duração de três horas e trinta minutos.

O exame terá 60 questões, sendo 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Raciocínio Lógico Quantitativo, 5 questões de Ética no Serviço Público, 15 questões de Noções de Administração / Situações Gerenciais e 20 questões de Conhecimentos Técnicos.

Vagas para AM

O IBGE no Amazonas vai selecionar 3.092 servidores temporários para o Censo, sendo 2.702 recenseadores e 390 agentes censitários supervisores (ACS) e municipais (ACM).

As vagas estão distribuídas nos 62 municípios do Estado.

Os recenseadores do IBGE atuam diretamente na coleta das informações, entrevistando os moradores dos domicílios.

Já o ACM gerencia o trabalho do posto de coleta, enquanto o ACS, subordinado ao ACM, tem como principal função orientar os recenseadores durante a execução dos trabalhos de campo.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.