Manaus, 02/10/2022

Amazonas

Conheça os 8 candidatos a vice-governador do Amazonas em 2022

Conheça os 8 candidatos a vice-governador do Amazonas em 2022
22/08/2022 10h20

Assim como as oito candidaturas ao governo do Amazonas divulgadas pelo Superior Tribunal Eleitoral (TSE), os partidos, federações e coligações apresentaram oito nomes para disputar o cargo de vice-governador do Amazonas, nas eleições de 2022. Conheça os candidatos.

De acordo com a Constituição Federal, um vice-governador é necessário para a instantânea substituição do titular em casos, eventuais ou permanentes, de ausência do governador. Além disso, o vice-governador auxiliará o titular do mandato sempre que for convocado para missões especiais.

Conheça, em ordem alfabética, os candidatos a vice-governador do Amazonas:

Anne Moura (PT)

Anne Moura. — Foto: Divulgação.

Nascida em Manaus, Anne Moura tem 35 anos, e é candidata a vice-governadora na chapa encabeçada por Eduardo Braga (MDB). Atualmente, é titular da Secretaria Nacional das Mulheres do PT.

Filiada à sigla desde desde os 16 anos, Anne Moura atuou como assessora especial de Juventude na Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de Manaus, na gestão de Serafim Corrêa.

Além disso, participou de diferentes movimentos estudantis, como a União Nacional dos Estudantes (UNE).

Beto Michiles (PSDB)

Beto Michiles. — Foto: Divulgação.

Aos 69 anos, Beto Michiles (PSDB) é candidato a vice-governador na chapa de Amazonino Mendes (Cidadania).

Natural de São Paulo, o candidato possui extensa trajetória na política amazonense: já exerceu cinco mandatos como deputado estadual, e presidiu a Assembleia Legislativa entre 1995 e 1996. Em 2002, foi eleito deputado federal.

Na década de 90, Michiles se tornou prefeito de Maués. Em 2015, foi nomeado secretário municipal de Educação pelo então prefeito Arthur Neto.

Cristiane Balieiro (PSB)

Cristiane Balieiro. — Foto: Divulgação.

Natural de Benjamin Constant (a 1.121 quilômetros de Manaus), Cristiane Balieiro (PSB) possui 41 anos, e vai ser candidata a vice na chapa de Ricardo Nicolau (Solidariedade).

A candidata é professora de língua portuguesa e leciona na rede estadual de educação e em cursos preparatórios de vestibular.

Foi candidata a vice-prefeita de Manaus, em 2016; a deputada federal, em 2018, e vereadora em Manaus, em 2020. Contudo, não conseguiu ser eleita em nenhuma das ocasiões.

Eng. Machadão (PDT)

Eng. Machadão. — Foto: Divulgação.

Aos 43 anos, Engenheiro Machadão (PDT) é candidato a vice-governador na chapa encabeçada pela correligionária Carol Braz.

Nascido em Manaus, Machadão possui 22 anos de carreira no setor público. Já ocupou cargos nos Correios, Exército Brasileiro e Marinha do Brasil.

Rita Nobre (Agir)

Rita Nobre. — Foto: Divulgação.

A cirurgiã dentista Rita Nobre, natural de Manaus, tem 50 anos. Filiada ao partido Agir, antigo Partido Trabalhista Cristão (PTC), ela será companheira de chapa da candidata ao governo Nair Blair (Agir).

Estreante na política partidária, Rita Nobre possui carreira acadêmica em diferentes cursos de saúde, e fundou grupo voluntário para atender pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Tadeu de Souza (Avante)

Tadeu de Souza. — Foto: Divulgação.

Natural de Manaus, Tadeu de Souza possui 50 anos, e é candidato a vice-governador na chapa do governador Wilson Lima (União), candidato à reeleição.

Tadeu de Souza foi chefe da Casa Civil do município de Manaus até o fim de março, e também é ex-procurador geral do Estado.

A candidatura de Tadeu de Souza foi avalizada pelo prefeito de Manaus, David Almeida.

Thomaz Barbosa (Psol)

Thomaz Barbosa. — Foto: Divulgação.

Aos 65 anos, Thomaz Barbosa (Psol) é o candidato a vice na chapa puro-sangue encabeçada por Israel Tuyuka.

Nascido em um seringal no município de Carauari (distante 787 quilômetros de Manaus), Barbosa já ocupou cargos para a formação e aceleração de dirigentes sindicais, e também trabalhou na Operação Acolhida, um programa da Organização das Nações Unidas (ONU) voltado aos imigrantes venezuelanos.

Vera Castelo Branco (Podemos)

Vera Castelo Branco. — Foto: Divulgação.

Natural de Araguari, no interior de Minas Gerais, Vera Castelo Branco (Podemos) é candidata a vice-governadora na chapa de Henrique Oliveira, do mesmo partido.

Vera Castelo Branco foi deputada estadual do Amazonas entre os anos de 2007 e 2014. A candidata é mãe do ex-vereador Reizo Castelo Branco e ex-mulher do ex-deputado federal Sabino Castelo Branco.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.