Manaus, 20/04/2024

Política

CORONEL GILVANDRO INDICA CRIAÇÃO DO PROGRAMA TELEMEDICINA PARA COMBATE AO CORONAVÍRUS

CORONEL GILVANDRO INDICA CRIAÇÃO DO PROGRAMA TELEMEDICINA PARA COMBATE AO CORONAVÍRUS
13/04/2020 16h30

O vereador Coronel Gilvandro Mota (PSDB), indicação à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), a utilização do Programa Telemedicina, em todas as áreas da saúde, como forma de colaborar com o combate ao novo coronavírus na cidade de Manaus.

O parlamentar explica que o objetivo é autorizar o exercício da telemedicina, em quaisquer atividades da área de saúde, durante a pandemia do coronavírus, a fim de preservar tanto a saúde dos profissionais da área quanto dos pacientes.

O Programa Telemedicina consiste na realização de triagem, orientação, monitoramento e consulta via online, vídeo chamada, chamada telefônica, auxiliando no diagnóstico dos casos de infecção pelo covid-19, bem como na assistência aos pacientes de unidades de atendimento primárias do município. O procedimento já está sendo usado em vários países e no Brasil, o Conselho Regional de Medicina (CRM) já liberou as consultas e outros procedimentos pela internet, excepcionalmente em razão do agravamento da pandemia.

“Estamos vivendo uma guerra onde o inimigo é invisível. Nós precisamos seguir rigorosamente as ordens de quem comanda essa operação no Brasil, de seguir o isolamento social e ir para a rua somente em casos extremos. Temos a informação que a proliferação do vírus na cidade de Manaus ultrapassou São Paulo e outros estados, por isso há uma necessidade urgente em criar medidas efetivas no combate a esse vírus. Já entrei em contato com o chefe do Executivo Municipal, o prefeito Arthur Virgílio Neto, que sinalizou uma conversa com o secretário de Saúde, Marcelo Magaldi para discutirmos sobre o programa”, destaca.

Segundo informações da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) já foram contabilizados 1.206 casos confirmados, 62 óbitos confirmados, 193 pacientes internados e 138 recuperados. A letalidade do vírus também é ocasionada pelo alto grau de mutação e propagação rápida, sendo que muitos portadores são assintomáticos. Se aprovado, o projeto de Indicação será encaminhado para a Prefeitura de Manaus.

Com informações da assessoria.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.