Manaus, 25/04/2024

Cidade

Cultura de Manaus passa a receber 20% de imposto municipal

Lei foi publicada no Diário Oficial do Município. — Foto: Divulgação/Manauscult
Lei foi publicada no Diário Oficial do Município. — Foto: Divulgação/Manauscult
03/03/2023 15h20

A Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) publicou, nesta quarta-feira (1º), a regulamentação da Lei nº 2.213/17, que concede incentivo fiscal para a realização de projetos culturais em Manaus.

A nova legislação estabelece que de todo Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN), pago pelos empresários que aderirem à Lei de Incentivo à Cultura, aproximadamente 20% sejam transferidos para o Fundo Municipal de Cultura.

A Lei, que já está em vigor, deve provisionar recursos continuados anualmente para incentivar ações culturais na capital.

Para a vice-presidente da Manauscult, Oreni Braga, a prospecção é que cerca de R$ 5 milhões a R$ 10 milhões sejam destinados anualmente para a cultura.

“A Lei de Incentivo à Cultura vem desburocratizar a realização de projetos culturais e isso é muito significativo para o artista que precisa estar amparado. Não dá mais para os artistas locais estarem batendo de porta em porta em busca de socorro”, disse.

De acordo com a Lei nº 2.213/17 a fonte financiadora dos projetos culturais será o ISS pago pelos grandes contribuintes do município. A lei estabelece ainda que os contribuintes que aderirem e se tornarem “Amigos da cultura” vão poder abrir mão de parte do Imposto sobre Serviço para financiar projetos culturais.

Segundo o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Tenório Telles, do total de recursos que serão pagos de ISS, 20% ficarão previstos para o fomento de atividades culturais e destinados ao Fundo Municipal de Cultura e 80% vão para o tesouro.

“A questão do patrocínio dos grandes contribuintes já está regulamentado na lei em sua integralidade nesse decreto. Os procedimentos a partir de agora é estabelecer uma campanha de adesão aos empresários à lei de incentivos em que cada empresário que se fizer amigo da cultura, vai haver a contrapartida como receber o título “Amigo da cultura” na sua nota fiscal, vão receber um brasão da prefeitura, além de menção da marca nas peças publicitárias da prefeitura”, completou.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.