]

Manaus, 30/11/2021

Política

Daniel Vasconcelos apresenta PL para garantir atendimento integral a pessoa com diabetes

Daniel Vasconcelos apresenta PL para garantir atendimento integral a pessoa com diabetes
24/05/2021 19h50

Nesta segunda-feira (24/5), durante o pequeno expediente, o vereador Daniel Vasconcelos (PSC) apresentou o Projeto de Lei 286/2021 que visa disponibilizar o atendimento integral ao portador de pé diabético com o objetivo de prevenir, diagnosticar e tratar os diversos tipos de lesões que o paciente possa apresentar nos pés.

De acordo com o parlamentar, alguns dados relativos às consequências da falta dos cuidados corretos com o pé são bem alarmantes, mas, com medidas preventivas adequadas é possível reduzir o elevado número de amputações destes membros.

“A diabetes é uma doença que mata muitas pessoas e esse projeto é importante porquê o paciente necessita de um acompanhamento mais especifico, com podólogos, de forma integral, para o controle e para se evitar as amputações”, justificou Daniel Vasconcelos, que preside a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Manaus (CMM).

O parlamentar afirma que, com toda informação e recursos disponíveis, é inaceitável encontrar taxas tão altas, mais de 85% das amputações dos membros inferiores são causados pelo pé diabético. “Por isso, peço o apoio desta Casa para que seja aprovado e assim o paciente possa ter um olhar diferenciado,” afirmou o vereador.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde caracteriza-se o pé diabético como infecção, ulceração ou destruição dos tecidos profundos associadas as anormalidades neurológicas e vários graus de doença vascular periférica nos membros inferiores. Os sintomas para as complicações em pé diabético são inúmeros: formigamento da área, perda de sensibilidade, dores e queimação nos pés e pernas, até sensação de agulhadas e dormência. Contudo, muitos pacientes não procuram auxílio médico imediato por acharem fatores ou lesões irrelevantes, mas que para um diabético apresentam elevado risco.

Deve-se ter atenção, visto que a amputação se dá em razão de uma rápida infecção causada por microrganismos resistentes a um considerável espectro de antibiótico, podendo chegar até a dez o número de fármacos ineficazes contra uma única bactéria, dificultando em muito o tratamento de maneira plena.

Pentecostes

O vereador iniciou seu discurso falando do Dia de Pentecostes, comemorado no domingo (23/5) que é uma celebração importante do calendário cristão, caracteriza os 50 dias depois do domingo de Páscoa.

“Ontem foi a Festa de Pentecostes, momento de fé em que a igreja comemora a descida do Espírito Santo e sendo católico não posso deixar de mencionar aqui o que isso representa, ainda mais nesse período difícil em que todos vivemos, temos também que nos unir em oração,” finalizou.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.