Manaus, 17/05/2024

Política

DEPUTADO APOIA ABERTURA DA CPI DA SAÚDE PARA INVESTIGAR O GOVERNO DO ESTADO ENTRE 2011 A 2020

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
15/05/2020 09h37

 

A abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da saúde do Amazonas para investigar irregularidades nas gestões de 2011 a 2020 no Governo do Estado recebeu apoio do deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) nesta quinta-feira, 14. Segundo a votar a favor da instauração da CPI, o parlamentar parabenizou a coragem dos demais colegas da Casa pela assinatura do pedido e afirmou que a sociedade precisa saber quem foram os responsáveis pelo colapso da rede pública da saúde do Amazonas.

 

Em seu discurso na Sessão Ordinária virtual da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Wilker ressaltou que a comissão investigadora apure os indícios de desvio e má aplicação dos recursos públicos ao longo dos últimos anos no Estado, em especial aos atos da atual gestão durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

 

“Parabenizo a coragem dos colegas deputados e do presidente Josué Neto pela abertura da CPI, que será um instrumento importante que vai nos auxiliar a fazer um raio-x na saúde e investigar, de 2020 para trás, quem foram os responsáveis que colocaram o Amazonas na situação que está hoje”, explicou o parlamentar, que assinou a Comissão junto com os deputados Delegado Péricles (PSL), autor da proposta; Dermilson Chagas (Podemos), Serafim Corrêa (PSB), Fausto Júnior (PRTB), Sinésio Campos (PT), Josué Neto (PRTB) e Felipe Souza (Patriota).

 

Ainda segundo o deputado, o início da investigação pelo presente poderá cooperar para evitar uma `sangria do dinheiro público`, viabilizando estancar gastos superfaturados. Barreto aproveitou, também, para criticar a ausência de deputados que compõem a base de governo na Aleam na lista de assinaturas para a CPI.

 

“A líder do Governo, deputada Joana Darc, assumiu o compromisso de assinar caso o autor mudasse o período da CPI, mas não assinou. A deputada Alessandra Campêlo era oposição ferrenha no primeiro mandato dela, criticava durante os governos anteriores pela má aplicação de recursos na saúde, mas agora se cala. Agora que é governo, a saúde presta? Não entendo essa mudança de comportamento”, ponderou o deputado, que também foi o segundo a assinar a CPI dos Combustíveis em 2019 para investigar a existência de suposto cartel nos postos de gasolina de Manaus, mas que foi arquivada por não apresentar indícios de irregularidades. “A CPI da saúde deve dar uma resposta à sociedade, doa a quem doer”, ressaltou Wilker.

 

Interior

 

Ainda nesta terça, Wilker afirmou que apresentará um requerimento para convocar o secretário executivo de Atenção Especializada do Interior, Cássio Roberto, para explicar as ações do Governo para o enfrentamento da Covid-19 no interior do Amazonas. Segundo o parlamentar, tem aumentado constantemente os casos nos municípios, assim como as denúncias da falta de materiais, remédios e profissionais da saúde.

 

“Muitos colegas estão apelando por uma atenção maior do Governo para o interior, nós precisamos trazer o secretário Cássio até esta Casa para que ele possa explicar quais são as medidas, o que tem de concreto nas ações de enfrentamento do coronavírus para os municípios do interior. Nossos irmãos estão passando dificuldades, morrendo e precisam de respostas rápidas”, finalizou Barreto.

 

Com informações da assessoria. 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X