Manaus, 17/05/2024

Política

DEPUTADO DERMILSON CHAGAS DENUNCIA CABINE DE EMPREGO NA SEDUC

DEPUTADO DERMILSON CHAGAS DENUNCIA CABINE DE EMPREGO NA SEDUC
21/02/2019 16h36

O Deputado Dermilson Chagas (PP) apresentou o Diário Oficial do Estado do último dia 18, que informa a contratação de 54 novos cargos para a composição de cinco grupos criados pelo Secretário de Estado da Educação (Seduc), Luiz Castro. Apesar das declarações recentes do governador Wilson Lima sobre o déficit do estado, com as contratações, a Seduc gastará mais de R$ 2,5 milhões/ano somente para pagamento dos salários desses novos funcionários.

A denúncia do Deputado Dermilson foi feita na sessão plenária desta quinta-feira (21). “A pergunta que fica é se de fato existe a necessidade desse absurdo de gastos, já que a secretaria já possui departamentos e gerências responsáveis por tudo que os ditos grupos terão que fazer”, destacou. “Só tem uma justificativa para isso, e se chama cabide de emprego”, denunciou o parlamentar.

Na ocasião, Dermilson chamou atenção das autoridades para que se abra um processo de investigação. “Já solicitei para que o secretário Luiz Castro viesse a ALEAM para justificar o descontrole financeiro da Seduc, mas ele não respeitou nem a Casa, nem seus antigos colegas de parlamento, por não responder. Então peço agora contribuição dos órgãos de fiscalização e controle do estado”, afirmou.

O Deputado Dermilson entrará com uma representação junto ao Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) e Ministério Público do Estado (MPE) para que averigue essas novas nomeações “e se tome as providências cabíveis”, disse. O TCE emitiu alerta ao Governador Wilson Lima, para demitir pelo menos, 20% dos cargos comissionados que estão inchando a folha de pagamento do estado. O alerta foi publicado no Diário Eletrônico do órgão, na quinta-feira (14).

“Além do inchaço da folha, tem a dispensa de licitação de R$ 32,9 milhões que foi barrada pelo TCE em liminar, no dia 19”, lembrou Chagas. Segundo o parlamentar, os atos considerados “atropelados”, prejudicam a população. “Eu não sou contra a contratação de funcionários, desde que seja necessária. Agora, gastos desordenados e cabide de emprego, não”, finalizou.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X