Manaus, 20/04/2024

Destaques

DEPUTADOS FAZEM SEGUNDA RODADA DE DEBATES SOBRE O TERMINAL PESQUEIRO DE MANAUS

DEPUTADOS FAZEM SEGUNDA RODADA DE DEBATES SOBRE O TERMINAL PESQUEIRO DE MANAUS
10/09/2020 09h55

A possível privatização do Terminal Pesqueiro de Manaus, anunciada pelo secretário de Aquicultura do Governo Federal, Jorge Seif, no último dia 4, está preocupando os deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), tanto que na Sessão Plenária desta quarta-feira (9) esse foi o tema mais discutido entre eles. O deputado Adjuto Afonso (PDT) se declarou favorável à privatização, desde que haja participação dos pescadores. “Até agora o terminal não serviu para nada e o governo pretende revitalizá-lo para uma futura privatização. Até concordo que haja a privatização, mas que seja garantida a participação dos pescadores e suas representações como a Federação de Pescadores, para que a categoria seja ouvida e cheguemos a um acordo”, afirmou.

O deputado Álvaro Campelo (Progressistas) acredita que o programa de revitalização do terminal pesqueiro será feito com a participação dos pescadores. “Esse projeto vai abrir novos horizontes para a categoria no Amazonas, trazendo emprego e renda, oportunizando novos negócios, até mesmo para o polo de turismo”, afirmou. Campelo também comentou artigo do doutorando em biologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), o pesquisador Lucas Ferranti, publicado pela revista Nature Medicine sobre uma segunda onda de contaminação por Covid-19 e se disse bastante apreensivo com a nova contaminação no Amazonas, até mesmo com a possibilidade de reinfecção.

Segundo o deputado Serafim Corrêa (PSB) o Governo Federal tem “obrigação” de ressarcir a Prefeitura pelo investimento no terminal pesqueiro em caso de privatização. “A obra do terminal pesqueiro foi feita pela Prefeitura de Manaus e doada ao Governo Federal, mas o dinheiro que a prefeitura recebeu só dava para fazer metade da obra e o restante a prefeitura completou, além de arcar com a desapropriação dos terrenos. Não sou contra a privatização, mas na hora de vender, o Governo Federal deve ressarcir o município, caso contrário estará dando um golpe no município”, apontou. Ele também comentou os recorrentes apagões que geram prejuízos e provocam caos, inclusive com falhas nos sistemas bancários.

A deputada Therezinha Ruiz (PSDB) parabenizou o prefeito de Manaus, Artur Neto (PSDB), pela inauguração de um espaço destinado a acolher crianças e adolescentes em situação de rua, o novo espaço do Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes sob medida protetiva (Saica), que é coordenado pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc). “Sabemos que existe uma lacuna deste atendimento ser preenchida, mas esse novo espaço vem para atender até 40 jovens que estejam sob medidas protetivas, contando com espaço de piscina, playground e uma horta para que estes internados possam ter mais contato com a natureza e aprendam um pouco mais sobre educação ambiental. Espero que este seja um espaço de sonho e esperança para estas crianças e adolescentes”, declarou.

Por fim, Joana Darc (PL) destacou o dia do Médico Veterinário, comemorado também em 9 de setembro. “Pra mim é uma das profissões mais importantes da nossa sociedade. É um profissional multifunção que cuida de animais domésticos, de produção, garante que os alimentos cheguem à nossa mesa com qualidade, entre outras funções. A importância do médico veterinário vai além de consultórios e pet shops e uma das bandeiras do nosso mandato é o fortalecimento dessa profissão. Já reivindicamos aqui na tribuna o aumento de vagas em concursos e também a punição daqueles que exercem a medicina veterinária mesmo sem ter licença para isso, por exemplo”, destacou. A deputada falou da expectativa em torno da aprovação do projeto que deve ser votado no Senado Federal, que inclui pena de prisão para quem maltratar em animais, com penas entre dois e cinco anos de reclusão.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.