Manaus, 24/04/2024

Política

Desperdício de alimentos nas feiras de Manaus será tema de audiência pública na CMM

 Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
24/08/2021 11h39

O vereador Caio André (PSC) realiza na sexta-feira (27/08), a partir das 9h, no Plenário da Câmara Municipal de Manaus ( CMM), uma audiência pública para tratar do desperdício de alimentos que ocorrem nas feiras da cidade.

Participarão do evento o secretário de Estado da Produção Rural (Sepror), Petrucio Pereira de Magalhães, a secretária Estadual de Assistência Social (Seas), Alessandra Campelo e o titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) Renato Frota Magalhães, além de institutos e movimentos comunitários.

De acordo com o vereador, há um grande desperdício de alimentos nas feiras da cidade e entre os gêneros que são mais descartados, porém com possibilidades de uso e consumo, são os orgânicos. Ele destaca que apresentará durante a audiência um projeto que alia o descarte e o reaproveitamento das frutas e legumes que seriam jogadas no lixo.

“Essa audiência pública é de suma importância para a nossa cidade e todos os órgãos do sistema Sepror e também da Semacc, estarão conosco, onde apresentaremos um grande projeto para que nós possamos reaproveitar esses restos das feiras e combater o desperdício” explicou Caio.

Outro tema de debate durante a audiência é o empreendedorismo comunitário através das cooperativas, associações e outras instituições das comunidades. Para o parlamentar, a atuação dessas entidades poderá dar uma melhor organização aos alimentos que chegam nas feiras, logo isso resultará um bom aproveitamento das frutas e legumes. O vereador Caio André comentou ainda que o tema é muito importante, uma vez que várias pessoas passam por dificuldade alimentar no país.

“Esse desperdício de alimento é muito inoportuno, ainda mais no atual momento em que vivemos com a alta do desemprego e a população passa necessidades, também em virtude dessa famigerada pandemia que assola não só Manaus, mas o Brasil e o mundo e, nós ainda estamos desperdiçando grande parte dos alimentos produzidos aqui. A ideia é evitar o desperdício, reaproveitá-lo da melhor forma possível, e eu acredito que vãos alcançar esse objetivo após essa audiência”, finalizou.

 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.