]

Manaus, 25/10/2021

Amazonas

Detran-AM qualifica mais de 2 mil pessoas em cursos ofertados na capital e interior

Detran-AM qualifica mais de 2 mil pessoas em cursos ofertados na capital e interior
05/10/2021 19h30

Com o retorno das atividades presenciais, a gerência de cursos do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) qualificou 2.391 condutores, no período de abril a setembro deste ano. Os cursos realizados foram ofertados em Manaus e nos municípios de Humaitá, Parintins e Presidente Figueiredo.

 

Além de cumprir o que determina a legislação de trânsito como órgão executivo, o Detran Amazonas é responsável também pela formação, capacitação e especialização de condutores.

 

De acordo com Helaine Laborda, gerente de cursos do Detran-AM, ao ofertar cursos especializados, o órgão projeta um trânsito mais seguro e harmonioso. “Através dessa formação, o aluno tem a possibilidade de conseguir um emprego e ser especializado na área que for atuar. O lema da atual gestão é promover cidadania, proporcionando a capacitação para o público”, disse.

 

Capital – Entre abril e setembro deste ano, quando as atividades presenciais normalizaram em decorrência da pandemia, o Detran-AM realizou nove cursos de qualificação ministrados na sede do Órgão.

 

O curso de atualização de renovação de CNH, com carga horária de 15h, alcançou um público de 1.449 pessoas. O de reciclagem para condutor infrator, com carga horária de 30h, alcançou um público de 165 pessoas.

 

O curso de especialização de transporte de veículo de emergência tem carga horária de 55h e contou com a participação de 133 alunos. E o curso de atualização, destinado aos condutores que já fizeram a especialização, teve a participação de 12 condutores que tiveram carga horária de 16h.

 

A formação de instrutor de CFC, com carga horária de 180h, contou com a participação de 160 pessoas. E o de examinador de trânsito tem carga horária de 28h, com a participação de 81 alunos.

 

Para o curso de diretor geral e diretor de ensino de CFC, que tem carga horária de 64h, contou com 24 alunos inscritos.

 

A especialização de mototaxistas atendeu 25 alunos inscritos que tiveram 30h de carga horária. Já o curso de atualização, voltado para os mototaxistas que já fizeram o curso de especialização há mais de cinco anos, teve a carga horária de 10h, com a participação de 77 alunos.

 

O curso de monitor escolar com carga horária de 20h, atendeu 70 alunos que se profissionalizaram com a formação.

 

Interior – Os cursos também foram ofertados em três municípios do interior do Estado. No período de abril a setembro deste ano, um total de 195 alunos foram capacitados.

 

Na cidade de Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus), foram realizados os cursos de especialização para mototaxista, com a participação de 42 alunos, e o de atualização teve 15 alunos inscritos.

 

Em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) também foram ofertados os cursos de especialização e atualização para mototaxistas. Foram 21 alunos inscritos para o de especialização e cinco para o de atualização.

 

No município de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus) foram ministrados cinco cursos. O de especialização para condutor de transporte escolar, que teve a participação de seis alunos. O curso especializado para condutor de transporte coletivo de passageiros, com a participação de 26 alunos. O curso especializado para condutores de veículos de emergência foi aberto para uma turma de 23 alunos.

 

E para os mototaxistas, foram disponibilizados dois cursos, um de especialização e outro de atualização. Participaram 35 alunos do curso de especialização e 22 de atualização.

 

Próximos cursos – Até o final deste ano já estão previstas algumas especializações. Para a capital, nos meses de novembro e dezembro, está prevista a realização dos cursos de: instrutor de trânsito, examinador de trânsito, especialização de transporte de veículo de emergência, monitor escolar e transporte escolar. Todos serão ministrados na sede do Detran-AM.

 

E nos municípios do interior, os cursos estão previstos para o mês de outubro. Em Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus) deverá acontecer o curso de instrutor de trânsito e o de agente da autoridade de trânsito.

 

Em Manacapuru e Itacoatiara (a 68 e 176 quilômetros de Manaus, respectivamente) acontecerão os cursos de especialização, atualização para mototaxista e instrutor de trânsito, previstos para o mês de novembro. E em Parintins, os mesmos cursos estão previstos para o mês de dezembro.

 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.