Manaus, 18/05/2022

Amazonas

Dia Mundial da Água: Fórum promoveu ato simbólico em igarapés de Manaus

Dia Mundial da Água: Fórum promoveu ato simbólico em igarapés de Manaus
24/03/2022 15h05

O coletivo Fórum das Águas promoveu no último domingo, 20, um ato simbólico em comemoração ao Dia Mundial da Água. Este ano, a homenagem será ao Igarapé do Gigante, um dos últimos cursos d’água em Manaus que não está totalmente cercado pela malha urbana. Sua nascente conserva água cristalina e está localizada no Tarumã, em meio à floresta nativa nas imediações do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.

O igarapé cruza vários bairros e comunidades da Zona Oeste de Manaus, recebendo dejetos e efluentes sem tratamento na maior parte dos seus sete quilômetros de extensão. Redenção, Planalto, Parque Mosaico, Lírio do Vale e Ponta Negra são os locais por onde o curso d’água passa até desaguar no rio Tarumã-Açú, tributário do Rio Negro.

Símbolo de resistência, o Igarapé do Gigante conserva ainda animais aquáticos e terrestres, apesar da poluição crescente. Como forma de sensibilizar governantes, empresários e população em geral sobre a importância da conservação da água que banha a cidade, voluntários integrantes do Fórum das Águas se unem ao movimento de moradores do bairro Planalto em uma caminhada com plantio de mudas de árvores nativas da Amazônia em um gesto de proteção e defesa do Planeta, às 9h30.

A caminhada sairá da Igreja Mãe de Deus e da Amazônia, no Conjunto Jardim de Versalles, mesmo bairro, localizada na rua 24, quadra A-33, onde haverá uma celebração pelo Dia Mundial da Água, às 8h.

Dia Mundial

Em sintonia com essa data, o Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (SARES) promove a live “Água, Fonte de Vida” no Dia Mundial da Água, terça-feira, 22.03, às 10h, com o objetivo de refletir sobre os diversos aspectos e problemáticas que envolvem esse elemento essencial à vida.

Participam do evento online os professores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Erivaldo Cavalcanti, Dr. em Desenvolvimento Sustentável e Meste em Ciência Política e Ivânia Vieira, Dra. Em Processos Socioculturais na Amazônia; além dos doutorandos Nelson Felipe, em Meio Ambiente, e Solange Damasceno, em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade da Amazônia.  A transmissão será feita pelo facebook do Sares: https://www.facebook.com/SaresSJ.

Sobre a data

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 21 de fevereiro de 1993, o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, foi criado para alertar a população mundial acerca da importância da preservação hídrica para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.

De acordo com a ONU, a água potável é um direito humano garantido por lei desde 2010. Mesmo o planeta Terra sendo constituído por aproximadamente 70% de água, apenas 0,7% de toda a água do mundo é potável. É considerada água potável a que é adequada para o consumo humano.

Sobre o Fórum

O Fórum das Águas tem como princípio ser espaço público, amplo e democrático, aberto ao debate de ideias e experiências, articulador de ações eficazes junto aos movimentos da sociedade civil, lideranças comunitárias, educadores ambientais e demais entidades com a proposta de incidir na construção de políticas sobre a água na cidade de Manaus. Reúne-se mensalmente às segundas-feiras, na terceira semana do mês.

Integram o Fórum das Águas: Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (SARES); Movimento Salve o Mindu, da Universidade do Estado do Amazonas – UEA; Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Tarumã-Açu (CBHTA); Instituto Sumaúma; Escola Municipal Francisca Nunes; Movimento Cultufuturista da Amazônia; Levante Popular da Juventude; Engajamundo; Rede um grito pela vida; Conselho de Leigos e Leigas da Arquidiocese de Manaus; Comunidade Eclesial de Base (CEBs) regional Norte 1; Movimento Socioambiental SOS Encontro das Águas; Amigos Sementes da Natureza do Puraquequara; Parque Municipal Nascente do Mindu; Pastoral da Criança da Arquidiocese de Manaus; Equipe Itinerante; Movimento de Mulheres Negras da Floresta – Dandara; Fórum Permanente das Mulheres de Manaus

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.