]

Manaus, 19/09/2021

Brasil

Dia Mundial do Café: Conheça os benefícios para a saúde e as novas versões da bebida

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
12/04/2021 17h00

O café é uma das bebidas mais apreciadas em todo o mundo e tem até data para ser celebrado. É nesta quarta-feira (14), Dia Mundial do Café.

Dificilmente, há quem não goste do sabor e aroma inconfundível da bebida. Conforme a Organização Internacional do Café, o país que mais consome a bebida no mundo é a Finlândia. São 12 quilos de grão por habitante, a cada ano. O Brasil ocupa a 14ª colocação, com 5,8 quilos por ano.

A nutricionista do Pátio Gourmet, Livia Ribeiro, lista alguns dos benefícios da bebida. Segundo ela, quando ingerido com moderação, o café é um importante aliado para o funcionamento do organismo.  A principal e mais conhecida vantagem para o corpo é a disposição que o café proporciona, graças ao efeito estimulante da cafeína.

Lívia explica que o café possui também minerais, açúcares, gorduras e aminoácidos que auxiliam no funcionamento do organismo. Ela recomenda que seja ingerido no período diurno. “A partir das 15h, 16h, a orientação é não consumir mais a bebida. Isso porque o cérebro começa lentamente a diminuir a atividade, iniciando o ciclo do sono, levando o indivíduo a dormir por volta das 22h”, detalhou. A dose máxima diária de café ideal para uma pessoa adulta e saudável é de 0,5 litro, ou seja, cinco xícaras de 100 ml, distribuídas ao longo do dia.

De acordo com Lívia, há estudos científicos que mostram que o café auxilia na perda de peso, através da sua ação termogênica. “Existem no mercado, inclusive, opções de café para serem consumidos antes da atividade física”, frisou. O café ajuda também na memória, reduz as chances de acometimento do Mal de Alzheimer, combate a depressão e melhora as inflamações.

Versões – Ao longo dos anos, o café ganhou diferentes versões, que vão além do tradicional expresso ou coado. O affogato é uma delas. Feito a partir da mistura do café com sorvete, a bebida pode ser uma ótima sobremesa.

Outra delícia são os shakes gelados de café, ótima pedida para dias mais quentes. Tem ainda o café macchiato, versão adocicada do expresso, com uma “macchia di latte” (mancha de leite) vaporizada, que traz cremosidade e valoriza os açúcares da bebida. O mocha é indicado para os apaixonados por chocolate, pois é preparado com café, leite vaporizado e calda de chocolate.

Todas as versões do café, do tradicional expresso até o affogato estão disponíveis nas cafeterias das unidades do Pátio Gourmet, na Djalma Batista, Adrianópolis e conjunto Morada do Sol. No local, os clientes encontram um ambiente confortável para degustar um bom café, sozinho ou na companhia de amigos e família.

Variedades de grãos – No Pátio Gourmet também há um mix diversificado de grãos para quem gosta de apreciar diferentes tipos de café. Uma dica é o café gourmet Santa Mônica, cultivado no sul de Minas Gerais. São grãos selecionados, torrados em pequenas quantidades para garantir aroma, sabor e cremosidade.

A Nescafé possui a linha Origem do Brasil, que reúne diversos grãos, plantados em várias regiões do país. O Chapada Diamantina, por exemplo, é um café equilibrado com notas frutas amarelas. O Serras do Alto da Parnaíba é um grão mais intenso com notas de caramelo e chocolate.

O Pátio também tem o café especial Orfeu, com grão equilibrado e notas frutadas, florais e de caramelo. A Coffe + é outra linha de café disponibilizada no supermercado. Com mais de 70 anos de experiência no plantio de café, a Coffe + trabalha com grãos selecionados e que já foram premiados diversas vezes. Outras marcas disponíveis são L’OR espresso, Qualitá Oro, além das linhas de cafés Starbucks.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.