Manaus, 15/05/2021

Amazonas

Dia Mundial dos Escoteiros é comemorado em Manaus

Dia Mundial dos Escoteiros é comemorado em Manaus
25/04/2021 08h12

Um grupo de escotistas do movimento escoteiro estiveram reunidos nessa sexta-feira (23) para comemorar o dia dedicado a eles. Cerca de 30 escotistas de vários grupos escoteiros de Manaus se reuniram em um espaço no bairro do Japiim zona sul da capital. Respeitando o distanciamento social e uso de álcool em gel os escoteiros puderam relembrar as histórias dos grandes acampamentos, entoar canções e se confraternizarem. Além dos chefes, houve a participação de algumas crianças que participam do movimento. Ao final foram feitas orações para lembrar as vítimas da Covid-19 no Estado e de agradecimento as pessoas que estão curadas. O momento ecumênico foi feito em frente a um altar com a imagem de São Jorge, patrono dos Escoteiros.

O Dia Mundial do Escoteiro é comemorando em todo o mundo no dia 23 de abril. O movimento foi fundado pelo britânico Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, com o objetivo de tornar meninos cidadãos exemplares. O escoteiros tem diversos lemas, como “estar sempre alerta para ajudar o próximo e praticar diariamente uma boa ação”.
Os escoteiros prezam a natureza e as atividades ao ar livre como exercícios, excursões e acampamentos, e têm como finalidade serem sadios para desenvolver noções de dever com a Pátria e para com o próximo.

O Dia Mundial do Escoteiro também é conhecido simplesmente como Dia do Escoteiro, ou Dia do Escotismo.

Origem do Dia Mundial do Escoteiro

O Dia Mundial do Escoteiro é celebrado no dia 23 de abril em homenagem ao padroeiro dos escoteiros, São Jorge. São Jorge é conhecido como um santo guerreiro, uma vez que ele foi soldado de cavalaria, e logo cedo ficou conhecido por sua bravura. Robert Stephenson Smyth Baden-Powell que escolheu São Jorge para ser o padroeiro dos escoteiros, por considerar um modelo a ser seguido, pois São Jorge “fez o melhor que pode e, conseguiu superar uma dificuldade que ninguém ousara enfrentar”.