Manaus, 09/05/2025

Brasil

Dinamarca devolverá ao Brasil manto Tupinambá levado no período colonial

Manto Tupinambá será devolvido ao Brasil. (Museu Nacional da Dinamarca)
Manto Tupinambá será devolvido ao Brasil. (Museu Nacional da Dinamarca)
29/06/2023 13h30

O Museu Nacional da Dinamarca informou, na terça-feira (27), que irá devolver para o Brasil um manto Tupinambá que foi levado no período colonial, durante a ocupação holandesa no século 17.

A peça com plumagem avermelhada está no acervo do museu dinamarquês há mais de 300 anos.

O manto era utilizado em rituais religiosos importantes e outras cerimônias indígenas. A peça representa uma parte da cultura material e das tradições artesanais do povo Tupinambá.

As negociações para a devolução do manto ao Brasil envolveram o trabalho da embaixada brasileira em Copenhague, do Museu Nacional do Rio de Janeiro e do Museu Nacional da Dinamarca.

“O patrimônio cultural desempenha um papel decisivo nas narrativas das nações sobre si mesmas e na auto compreensão das pessoas. É assim no mundo todo e por isso é importante para nós ajudar na reconstrução do Museu Nacional brasileiro após o incêndio devastador de alguns anos atrás”, afirmou Rane Willerslev, diretor do Museu Nacional da Dinamarca .

“A doação deste importantíssimo objeto cultural brasileiro, que significa tanto para tantas pessoas, é até agora a contribuição mais significativa para a nova exposição do primeiro museu do Brasil. Vamos homenageá-lo, valorizá-lo e torná-lo acessível aos povos indígenas”, disse Alexander Kellner, diretor do Museu Nacional.

Em uma nota conjunta, os Ministérios das Relações Exteriores, da Cultura, da Educação e dos Povos Indígenas agradeceram a devolução do item.

“O Governo brasileiro felicita e agradece o Governo dinamarquês e o Museu Nacional da Dinamarca pela aprovação da doação, que tem grande valor físico, cultural e espiritual para os povos originários brasileiros e, especialmente, para os Tupinambá e contribuirá para o resgate da história e da cultura dos povos indígenas nacionais.”

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X

Portal do Generoso
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.