Manaus, 20/04/2024

Cultura e Entretenimento

Documentário das Pastorinhas é lançado durante auto de Natal da igreja de São Sebastião

Documentário das Pastorinhas é lançado durante auto de Natal da igreja de São Sebastião
21/12/2022 11h30

Um documentário mostrando a tradição das Pastorinhas foi lançado no YouTube da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), na terça-feira, 20/12, com exibição após a missa das 18h30, da igreja São Sebastião, com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio programa Memória Reencontrada, do Conselho Municipal de Cultura (Concultura) e Manauscult.

 

O presidente do Concultura, Tenório Telles,  conta que o  Conselho de Cultura de Manaus encerra suas atividades de 2022 com o lançamento do documentário sobre o Auto das Pastorinhas, uma ação do programa Memória Reencontrada. “Trata-se de um projeto de resgate de uma das mais importantes manifestações da cultura popular. As Pastorinhas é um evento que retrata a força e humanidade da presença de Jesus Cristo no mundo e a importância de mantermos vivos seus ensinamentos e exemplo”. Ele explica que esse trabalho faz parte do projeto de resgate da memória cultural de Manaus.

 

 

O documentário tem o título “As Pastorinhas de Borba”, com duração de 11 minutos, com a participação de 30 vozes dos pastores e pastoras do município de Borba. A direção musical é do músico borbense Otávio Di Borba.

 

 

Segundo o músico Di Borba, a tradição das Pastorinhas tem origem com a presença dos padres jesuítas, que usavam o repertório de músicas como instrumento de catequização. “Aqui no Brasil, no Amazonas, o espetáculo passou a fazer parte da tradição natalina, e cada região foi adotando um modelo de Pastorinhas, que passou a compor novas músicas, novos enredos e personagens de acordo com o ambiente cultural de cada região”, explicou.

 

 

Durante a cerimônia de lançamento foi feita a encenação do auto de Natal, apresentado na igreja de São Sebastião, em Manaus, pelo grupo teatral Pastoril de Manaus, do centro de convivência do bairro Aparecida.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.