Manaus, 30/01/2023

Amazonas

Eficiência do Sistema de Monitoramento do IPAAM tem destaque no “Codex Experience”

Eficiência do Sistema de Monitoramento do IPAAM tem destaque no “Codex Experience”
01/12/2022 11h20

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) participou do “Codex Experience”, o maior encontro do Sul do Brasil sobre Geotecnologia, Governo Digital e Tomada de decisões orientadas por dados. O evento aconteceu em Porto Alegre (RS) nesta quarta-feira (30/11), e tem como objetivo promover discussões sobre geotecnologia, meio ambiente, saúde, políticas públicas, economia verde, mudanças climáticas, saneamento e linhas de financiamento para projetos do setor público e privado.

Para o presidente do Instituto, Juliano Valente, eventos como o “Codex Experience” ajudam a divulgar e conscientizar o público sobre ações desenvolvidas por órgãos ambientais.

“Eventos como o Codex Experience permitem que órgãos ambientais como o IPAAM mostrem o trabalho árduo que é realizado, seus progressos e seus gargalos. Para este encontro nós levamos dados sobre o monitoramento ambiental e os resultados que adquirimos com a aquisição desse sistema. O trabalho desenvolvido pelo IPAAM ganha notoriedade e reconhecimento do público fora da nossa região amazônica, e, acima de tudo, leva informação do serviço prestado em favor do Meio Ambiente”, salientou o presidente.

O analista de dados do IPAAM, Daniel Soares, apresentou os resultados que o Governo do Estado, por intermédio da autarquia, está colhendo após o investimento feito no Centro de Monitoramento de Áreas Ambiental e Protegidas (CMAAP) do órgão. Os 10 painéis de monitoramento utilizados pelo CMAAP foram desenvolvidos em parceria com a empresa Codex, esse sistema disponibiliza dados de desmatamento e focos de queimadas em todo o Estado do Amazonas dessa forma é possível ter maior controle, agilidade e eficácia para traçar medidas de contenção.

“Minha missão no Codex Experience é mostrar os primeiros resultados que IPAAM e o Governo do Estado estão colhendo do investimento feito no Centro de Monitoramento Ambiental. E, além de cooperar, compartilhando conhecimento, a meta é aprender com outros estados, sobre aquilo que vem dando certo”, afirma Daniel Soares.

Programação

Além da apresentação do Painel sobre “Monitoramento de Desmatamento e Queimadas na Amazônia” feita pelo analista do IPAAM, outros temas também relevantes foram apresentados por empresas públicas e privadas. Assuntos como “Políticas Ambientais orientadas a dados”, “Financiamentos Sustentáveis e a Promoção da Economia Verde” e “Políticas integradas do Rio Grande do Sul no combate às mudanças climáticas” e “Tecnologia e Dados para um Planejamento Florestal mais eficiente” estiveram em pauta no evento.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.