Manaus, 06/07/2022

Brasil

ELZA SOARES ENCABEÇA ELENCO FEMININO DE SINGLE QUE CELEBRA CONQUISTAS DAS MULHERES NA MÚSICA DO BRASIL

ELZA SOARES ENCABEÇA ELENCO FEMININO DE SINGLE QUE CELEBRA CONQUISTAS DAS MULHERES NA MÚSICA DO BRASIL
17/10/2018 17h30

“É hora de evocar as pioneiras e inspirar uma nova geração”, ressalta Mart’nália no início da gravação do single e clipe Escuta as minas, música lançada hoje, 16 de outubro de 2018, em campanha da plataforma de streamingSpotify.

Soberana do alto dos 88 anos de vida e 60 de carreira, a combatente Elza Soares encabeça elenco inteiramente feminino formado, além da cantora carioca, por Karol Conká, Tiê, Martnália, Lan Lanh, Mariara & Maraisa e e as integrantes do grupo Mulamba e da dupla As Baianas e a Cozinha Mineira.

Elza encarna ela mesmo, dado voz a O que se cala (Douglas Germano, 2018), música do recente álbum Deus é mulher (2018). Já Tiê representa a pioneira cantora e compositora Maysa (1936 – 1977) através de trecho de Resposta (1956), música do autoral primeiro álbum da antecessora projetada na década de 1950, Convite para ouvir Maysa (1956).

As Bahias e a Cozinha Mineira simbolizam a desbravadora maestrina e compositora Chiquinha Gonzaga (1847 – 1935), evocada ao som da marcha Ô abre alas (1899). Há quem cante músicas do próprio repertório, caso de Karol Conka, intérprete de Bate a poeira (2013).

single e clipe Escuta as minas são manifestos feministas que, ao mesmo tempo em que louvam as conquistas das mulheres na música brasileira dos séculos XX e XXI, reivindicam a continuidade do crescente empoderamento feminino no universo pop nacional.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.