O volume de chuva registrado em Manaus somente na terça-feira (13) superou a marca de 30% do esperado para todo o mês de dezembro. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foram registrados 76,3 mm em apenas 24 horas. A instituição prevê mais chuvas nas próximas semanas.
Durante o temporal de terça-feira, houve 21 chamados de emergência, incluindo desabamentos, alagações e deslizamento de barrancos, de acordo com a Defesa Civil Municipal.
Os meses de novembro e dezembro marcam a transição do período de seca para o período chuvoso na Amazônia. Nessa transição podem ocorrer pancadas de chuva em estados como o Amazonas.
No início do mês, a capital amazonense registrou uma tempestade ainda mais intensa, cujo volume de chuva chegou a 120 mm.
De acordo com a Andrea Ramos, do Inmet, a chuva que caiu sobre a capital na terça (14) pode ser classificada como extrema por conta do alto volume de água.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
X