Manaus, 23/04/2024

Cultura Amazônida

EM EDIÇÃO ESPECIAL, KLINGER ARAÚJO É HOMENAGEADO NO PROGRAMA GENEROSO NA TV

EM EDIÇÃO ESPECIAL, KLINGER ARAÚJO É HOMENAGEADO NO PROGRAMA GENEROSO NA TV
03/10/2020 12h00

Neste sábado (3), o programa  Generoso na TV teve uma edição especial totalmente dedicada a Klinger Araújo, artista amazonense que faleceu na manhã de terça-feira (29), por complicações da Covid-19. Conhecido como o furacão do boi, o cantor foi um fundamental colaborador na divulgação da cultura do Estado no Brasil. Klinger foi Radialista em Parintins, município onde nasceu, DJ, locutor de noticiários e um dos primeiros artistas a dar voz a cultura popular como levantador de toadas.

Marcelo Generoso, como grande amigo do cantor, prestou sua homenagem ao lado de Artêmio Araújo, irmão de Klinger e intérprete do Gilneroso e Galeroto, dedicando uma edição especial ao furacão do boi reprisando as últimas vezes que o artista esteve presente no Portal do Generoso, em fevereiro deste ano, e na estreia do programa Generoso na TV, em agosto de 2020.

“Ele nos abrilhantou com o seu cantar e a sua danças, ele é a marca da cultura amazonense, é aquele que jamais esqueceremos. Assim como Arlindo Jr. ele deixou o seu legado. Klinger, esse Generoso na TV é para você!”, disse Marcelo Generoso.

“O Klinger era um artista completo. Eu sempre brincava e dizia ‘o que o Pelé é no futebol o Klinger é na arte, ele pintava, cantava e até ensinava os dançarinos a dançar’. Tudo o que eu sou e tudo o que eu sei eu aprendi com ele”, disse Artêmio Araújo.

O Mestre, como Klinger também era conhecido, durante a entrevista com Marcelo Generoso, contou um pouco sobre a sua história desde a infância, sua trajetória, família e amor pelo boi caprichoso. Sempre bem humorado, o artista contou algumas brincadeiras que fez com que o seu pai, Artêmio Guedes, torcedor do boi Garantido, quando fazia suas próprias fantasias para apresentar-se entre os tuxauas do boi Caprichoso dizia ao seu pai que estava entre a equipe do boi Garantido.

Reprodução/Internet

Dono de uma voz potente e inesquecível, Klinger contou que começou nas rádios locais em nos anos 80 sempre bem humorado e fazendo algumas travessuras na cidade. Nos anos 90, o artista veio para Manaus para tentar consolidar sua carreira e firmar seu nome. Ao lado de Marcelo generoso, o furacão do boi relembrou os primeiros passos na carreira, o ingresso no mundo dos bumbás, com início no garantido e termino no caprichoso, sua paixão, as dificuldades do artista amazonense e as suas alegrias, dificuldades e conquistas.

Ao fim, o mestre cantou a parte de uma canção que foi feita em sua homenagem em nome do bloco Fax Clube, clube especial do Carnailha (Movimento Cultural), em Parintins neste ano. O Fax destacou a colaboração que Klinger deu ao Festival de Parintins, em Manaus, ao ser o primeiro artista a difundir a toada dos bois Garantido e Caprichoso.

Reprodução/Internet

O programa teve essa edição encerrada com a apresentação do renomado artista na estreia do Generoso na TV, cantando o sucesso Pesadelos dos Navegantes. Além de depoimentos dos artistas Ney da Viola, músico e cantor, Carlos Batata, cantor, Adriano Assis, artista, Gilson Matos e cia, músicos, Felipe Junior, príncipe encarnado, e Cláudio Tribal, cantor.

 

 

Confira esta edição completa:

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.