Manaus, 19/08/2022

Cidade

Em Manaus, projeto promove inclusão digital para idosos

Em Manaus, projeto promove inclusão digital para idosos
12/07/2022 11h50

Incentivar a inclusão digital e promover a melhoria da qualidade de vida dos idosos em Manaus. É com esse objetivo que os alunos dos cursos de Tecnologia da Informação do UNINORTE – Centro Universitário do Norte realizam uma série de ações sociais que levam conhecimento em redes sociais, informática e como navegar com segurança no universo digital para os residentes na Casa do Idoso São Vicente de Paula, obra social que abriga idosos na capital manauara.

A iniciativa faz parte do projeto Singular Tech School, da UNINORTE, e realiza semestralmente palestras e cursos sobre tecnologia na instituição. Durante as atividades, os idosos da Casa aprendem como usar as principais redes sociais disponíveis com segurança, assim como identificar e se proteger das ameaças do mundo virtual. Cerca de 20 idosos já foram beneficiados pelo projeto.

Segundo a coordenadora dos cursos de TI da UNINORTE, Jéssica Oliveira, é importante incluir a terceira idade na vida digital, e isso deve ser feito com responsabilidade. “A inclusão digital traz inúmeros benefícios para esse público, como uma maior socialização, manter a mente ativa, manter contato com a família distante e também diversão e entretenimento. Mas é preciso orientá-los para o uso responsável dessas tecnologias, para que possam aproveitar os benefícios com segurança”, diz a coordenadora.

Novos aprendizados

Um dos residentes atendidos é o seu Raimundo Claudiano de Souza, de 86 anos. Para ele, o curso mostrou que nunca é tarde para aprender coisas novas. “Foi uma excelente oportunidade de aprendizagem para nós. Tiveram muita paciência conosco, e ter esse conhecimento é algo que precisamos hoje para melhorar nossa vida”, declarou.

De acordo com a assistente social da Casa do Idoso, Ana Celia Costa, a iniciativa da UNINORTE é valiosa para os residentes manterem-se ativos e informados. “Temos aqui muitos idosos que fazem uso de tecnologias como redes sociais, são atentos a informações diárias e têm curiosidade de saber como funciona e como participar desse mundo online. A parceria com a UNINORTE é muito importante no sentido de levar essa informação a eles”, elogia.

Sobre o Singular Tech School

O Singular Tech School é um dos projetos do Sistema de Aprendizagem Ubíqua, do grupo Ser Educacional, mantenedor da UNINORTE. Nele, os alunos participam de uma academia de aceleração e preparação de projetos onde podem criar, desenvolver e testar suas inovações junto a parceiros como o Google, entre outros. Uma das vertentes do Singular Tech School é promover ações sociais com o objetivo de levar conhecimento em tecnologia para a comunidade.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.