Manaus, 29/01/2023

Mundo

Embaixadas da Ucrânia recebem pacotes com olhos de animais

Embaixadas da Ucrânia recebem pacotes com olhos de animais
05/12/2022 14h10

Embaixadas e consulados da Ucrânia em pelo menos seis países europeus receberam, na última semana, pacotes contendo sangue e olhos de animais. A informação foi divulgada na última sexta-feira (2) por um oficial do governo ucraniano.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores ucraniano, Oleg Nikolenko, escreveu no Facebook que as “embalagens sangrentas” foram recebidas pelos embaixadores ucranianos na Hungria, Holanda, Polônia, Croácia e Itália, assim como pelos consulados em Nápoles, na Itália; Cracóvia, na Polônia; e em Brno, na República Tcheca.

O relato foi feito apenas dois dias após a embaixada da Ucrânia em Madri, capital da Espanha, ter um funcionário ferido devido a uma carta-bomba que foi enviada ao chefe da representação diplomática no país. Prédios públicos espanhóis e até uma embaixada dos Estados Unidos na Espanha também foram alvos das cartas.

Além desse episódio, a área de acesso para ingresso na residência do embaixador ucraniano no Vaticano foi vandalizada, e a embaixada da Ucrânia no Cazaquistão teria sido alertada sobre um suposto ataque com uma mina. Após esses casos, todas as embaixadas e consulados ucranianos intensificaram as medidas de segurança.

Citando o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, o porta-voz declarou que o governo ucraniano tem motivos “para acreditar que está ocorrendo uma campanha de terror e intimidação contra as embaixadas ucranianas e consulados”.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.