]

Manaus, 02/12/2021

Cidade

Empreendedores rurais são beneficiados com programa da prefeitura de Manaus

Empreendedores rurais são beneficiados com programa da prefeitura de Manaus
11/11/2021 21h40

A Prefeitura de Manaus, por meio do Fundo Municipal de Empreendedorismo e Inovação (Fumipeq), administrado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), realizou, na manhã desta quinta-feira, 11/11, o lançamento do programa “Empreendedorismo Rural”. A cerimônia ocorreu no quilômetro 8, da BR-174 (Manaus – Boa Vista).

Na oportunidade, houve a entrega de 200 mil litros de óleo diesel à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), para a revitalização dos ramais da Zona Franca (ZF) 4 e ZF-5, na rodovia federal, e assim garantir acessibilidade aos moradores e possibilitar o escoamento da produção agrícola da área.

A expectativa é beneficiar 6 mil famílias, que trabalham com a piscicultura e fruticultura, em um prazo de seis meses. Além disso, para comprar os litros de diesel foi investido R$ 1,1 milhão, com recursos do Fumipeq.

O programa envolve as ações da Semtepi – voltada para o empreendedorismo e parte do financiamento da ação – e conta com a parceria das secretarias municipais da Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), com as políticas próprias voltadas a esse segmento; e de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), que organizará os contratos; e da Seminf.

O secretário da Semtepi, Radyr Júnior, destacou o trabalho de transversalidade entre as secretarias para a execução da ação, e também a possibilidade de expansão da utilização desse combustível em outros ramais.

“Esse convênio de empreendedorismo rural vai poder potencializar as atividades de produção, que essas pessoas têm. É importante falar que são 200 mil litros de combustível, que vão ser utilizados em uma área e com possibilidade de expansão para outros ramais. Então nós vamos fomentar essas ações por meio do Fumipeq. Nesse primeiro momento, a ideia é dar trafegabilidade e infraestrutura para escoar a produção. E no segundo momento, nós estamos tratando junto com a Semacc e o secretário Renato Júnior, a mecanização e um trabalho de assistência técnica mais específico, utilizando também os recursos do fundo”, informou.

Com a recuperação dos ramais localizados às margens da BR-174, e também da rodovia estadual AM-010 (Manaus – Itacoatiara), a gestão David Almeida viabilizará condições de estrutura aos agricultores da região, aproximando assim o empreendedor rural, do Executivo municipal.

Para Israel Ferreira, presidente da Cooperativa Mista dos Produtores Rurais do Amazonas (Coopram), esta é uma oportunidade para a comunidade Rio Branquinho receber melhorias que, além de beneficiar o escoamento da produção, também vai melhorar o deslocamento dos estudantes que moram na comunidade.

“Queremos agradecer à prefeitura pela iniciativa de melhoria dos ramais, porque a dificuldade é muito grande. Acreditamos que agora vai melhorar a nossa situação com essa ação de infraestrutura, principalmente das escolas, e também para transportar a produção do local”, comentou.

A agricultora Regina Azevedo também comemorou o lançamento do programa. “Faço parte da ZF-5 e na comunidade trabalhamos com macaxeira e hortaliças. Que essa revitalização venha melhorar também as demais comunidades. Sou muito grata à gestão, por estar sempre nos ajudando, isso é muito bom e eu espero que cada vez melhore mais e mais, para transportar nossas verduras para vender na cidade”, destacou.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.