Manaus, 18/05/2024

Mundo

ENFIM TEREMOS A PRIMEIRA CAMINHADA ESPACIAL COMPLETAMENTE FEMININA

ENFIM TEREMOS A PRIMEIRA CAMINHADA ESPACIAL COMPLETAMENTE FEMININA
08/03/2019 15h30

As astronautas da NASA Anne McClain e Christina Koch farão história em 29 de março ao se tornarem as primeiras mulheres a comporem uma equipe completamente feminina a realizar uma caminhada espacial, que elas farão do lado de fora da Estação Espacial Internacional.

Em 25 de julho de 1984, a cosmonauta soviética Svetlana Savitskaya se tornou a primeira mulher a participar de uma caminhada espacial. Agora, quase 35 anos depois, mais um capítulo da história será escrito. Neste mês, as astronautas da NASA Anne McClain e Christina Koch serão as protagonistas deste episódio, de acordo com o repórter Gianluca Mezzofiore, da CNN, que confirmou a veracidade da informação com a agência espacial.

Kristen Facciol, da Agência Espacial Canadense, irá fornecer o suporte terrestre necessário a partir do Centro Espacial Johnson, da NASA, em Houston. A julgar por seus tuítes, dá para dizer que Facciol está compreensivelmente animada.

(“Acabei de descobrir que estarei no painel oferecendo suporte para a primeira caminhada espacial completamente feminina, com @AstroAnnimal e @Astro_Christina, e não consigo conter minha empolgação!!!!”)

Das cerca de 500 pessoas que já estiveram no espaço, menos de 11% são mulheres. Todas as caminhadas espaciais até hoje envolveram ou equipes compostas exclusivamente por homens ou equipes envolvendo homens e mulheres, segundo o Guardian. Dizer que uma caminhada espacial completamente feminina já deveria ter sido feita há muito tempo seria um grande eufemismo.

“Não foi orquestrado para ser assim; essas caminhadas espaciais foram inicialmente marcadas para acontecer no outono (norte-americano)”, disse um porta-voz da NASA à CNN. “Além das duas caminhantes espaciais, a diretora de voo principal é Mary Lawrence, e Jackie Kagey (também uma mulher) é a controladora de voo principal de atividade extraveicular (caminhada espacial).”

A cobertura televisiva da NASA para a caminhada espacial de 29 de março está marcada para começar às 8h30, horário de Brasília, e deverá durar cerca de sete horas. O propósito da caminhada espacial é substituir baterias que foram instaladas no verão norte-americano passado, segundo o Guardian. Para McClain e Koch, ambas selecionadas para serem astronautas em 2013, será sua primeira caminhada espacial.

McClain está atualmente a bordo da Estação Espacial Internacional como membro da tripulação Expedição 58, que chegou em dezembro de 2018. Esse é seu primeiro período de trabalho no espaço. Já Koch deverá servir como engenheira da voo para as futuras Expedição 59 e Expedição 60, com a primeira programada para ser lançada em 14 de março. Koch será acompanhada pelo astronauta da NASA Nick Hague e pelo cosmonauta russo Aleksei Ovchinin.
Se esses dois nomes soam familiares para você, provavelmente você está pensando na falha de lançamento do Soyuz em outubro de 2018, quando Hague e Ovchinin tiveram que fazer um pouso com paraquedas de emergência depois de um problema no foguete. Torçamos por um resultado melhor desta vez.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X