Manaus, 24/04/2024

Cidade

ESAP VAI OFERECER MAIS DE 10 VAGAS PARA RESIDÊNCIA MÉDICA EM MEDICINA DA FAMÍLIA

ESAP VAI OFERECER MAIS DE 10 VAGAS PARA RESIDÊNCIA MÉDICA EM MEDICINA DA FAMÍLIA
29/10/2020 09h20

A Prefeitura de Manaus irá abrir 12 novas vagas para o Programa de Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade, da Escola de Saúde Pública de Manaus (Esap). Podem concorrer médicos já formados e estudantes que estejam cursando o último semestre de medicina, com conclusão prevista até 28/2/2021. A atividade é remunerada.

O edital encontra-se disponível no endereço www.cermam.com.br, onde ocorrerão também as inscrições, no período de 30/11, a partir das 8h até as 23h59min do dia 27/12 (horário de Manaus). O valor da taxa de inscrição é de R$ 500, mas o edital prevê isenção para os casos em que este valor comprometa a renda mensal, considerando, ainda, a existência de dependentes.

O titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Marcelo Magaldi, explica que o programa é uma das principais iniciativas da Esap, para aprimorar o atendimento oferecido à população manauara. “Uma das prioridades da Esap é a qualificação do programa, que foi criado em 2012, para formar especialistas em Medicina da Família e Comunidade, aptos a atuarem na rede municipal do SUS. Esse programa está passando por um processo de ampliação, com o objetivo de fortalecer ainda mais a atenção primária à saúde em Manaus”, ressalta.

O coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme), da Semsa, Mauro Magaldi, destaca a crescente procura pela especialidade, e esclarece que a secretaria oferece aos residentes uma bolsa complementar de R$ 8.100,00, por meio do Programa Mais Saúde Manaus (Promais), criado na gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto, além da bolsa do Ministério da Saúde. “Em 2019, a Medicina da Família e Comunidade foi a segunda especialidade médica com maior número de inscritos para o processo seletivo dos programas de residência médica do Estado do Amazonas”, explica o coordenador.

O residente terá a oportunidade de vivenciar o dia a dia do Sistema Único de Saúde (SUS) em Manaus, por meio da imersão prática em equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF). “Isto contribuirá para um aprendizado significativo, ativo e transformador na vida desses profissionais, durante todo o período do curso”, afirma Kássia Veras, diretora da Esap.

Os candidatos que possuírem a certificação da Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo”, voltada a alunos da área de saúde, para o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, ou que comprovarem, no ato da inscrição, ter participado do Programa de Valorização do Profissional de Atenção Básica (Provab), terão pontuação adicional de 10%.

O médico brasileiro que concluiu a graduação no exterior, ou o profissional estrangeiro que concluiu o curso no Brasil ou no exterior, deve consultar as resoluções do Conselho Federal de Medicina (CFM) vigentes (1.831 e 1.832). A matrícula, no caso de aprovação, estará condicionada à apresentação de todos os documentos exigidos nessas resoluções.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.