Manaus, 24/03/2023

Brasil

‘Escolheram assassinar’, diz família de jovem morto em abordagem da PM por perturbação de sossego

‘Escolheram assassinar’, diz família de jovem morto em abordagem da PM por perturbação de sossego
06/02/2023 09h50

A família de Diego Kaliniski, de 26 anos, morto em uma abordagem da PM, acusa a polícia de despreparo na morte do jovem. Ele era abordado em uma ocorrência de perturbação do sossego em Vera (MT), a 486 km de Cuiabá, quando resistiu à prisão, agrediu os PMs e foi morto.

“A polícia tinha meios não letais para imobilizar. Eles escolheram assassinar meu primo”, disse Jessica Vasconcelos, prima da da vítima.

Diego era abordado próximo a um bar e resistiu à ordem de prisão da PM. A abordagem foi filmada por moradores que estavam no local. O vídeo mostra que a polícia não consegue imobilizar o jovem, que chega a pegar o cassetete e agredir um dos PMs. Alegando que não seria preso, ele não se rende e é baleado.

Nas imagens é possível ouvir seis disparos. O jovem foi alvejado no abdômen, não resistiu e morreu no local.

A família reconhece a resistência do jovem, mas afirma que houve despreparo da polícia, que poderia ter usado maneiras não letais de conter o jovem. “Ele foi executado a sangue frio”, disse Jéssica.

Além de Diego, o irmão de 31 anos também foi baleado. Ele passou por uma cirurgia na mão e teve alta.

O caso é investigado pela polícia e a PM informou que os agentes envolvidos foram afastados e uma sindicância foi aberta para apurar o caso.

O sepultamento de Diego está previsto para ocorrer ainda na manhã desta segunda-feira (6).

A abordagem

Segundo a PM, eles atendiam uma ocorrência de perturbação do sossego na Avenida Brasil, no município de Vera. No local, eles abordaram um dos jovens e pediram o documento do veículo em que ele estava. Ele teria se recusado e tentado reagir à abordagem, quando a PM anunciou a prisão por desacato.

Após a ordem de prisão, começou a briga entre o jovem e os PMs, conforme é possível ver no vídeo acima. É possível ver o momento em que ele levanta, pega o cassetete de um dos agentes e tenta bater no policial.

Em resposta, o policial faz os disparos. Nas imagens, é possível contar ao menos seis disparos. Um dos tiros atingiu o abdômen da vítima.

Depois dos primeiros tiros, o jovem, ainda de pé, tenta seguir, mas é atingido por mais disparos. De acordo com a polícia, ele morreu no local.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.