Manaus, 19/05/2024

Geral

ESPECIALISTA DIZ QUE LÁGRIMAS PODEM TRANSMITIR COVID-19

Reprodução/Internet
Reprodução/Internet
15/05/2020 17h50

Em meio à pandemia do coronavírus, médicos oftalmologistas alertam para a possibilidade detransmissão do Covid-19 pelos olhos ou pela falta de higienização dos óculos e das lentes de contato. O contágio por meio dos olhos pode ocorrer quando o paciente encosta as mãos infectadas pelo vírus no globo ocular.

De acordo com o oftalmologista Swammy Amaral Mitozo, a lágrima e os óculos são vetores de transmissão do vírus. As secreções oculares de pessoas infectadas, como a lágrima, são carregadas de Covid-19.

“Que os olhos funcionariam como porta de entrada para a Covid-19 nós já sabíamos. O que a gente não sabia é que existiam duas enzimas presentes na conjuntiva e na lágrima que facilitariam a penetração do novo coronavírus no organismo. Essas duas enzimas tornariam a lágrima extremamente contagiosa. Isso por que um estudo anterior, feito na Itália e nos Estados Unidos informou a existência dessas enzimas. Esse estudo está se confirmando, as lágrimas podem sim, ser muito contagiosas e além de serem contagiosas podem ser espalhar rápido,” disse Swammy Amaral Mitozo

Em caso de olhos que lacrimejam ou que têm qualquer tipo de secreção, é importante o reforço nos cuidados de higiene. A Associação indica limpar as pálpebras e a pele ao redor dos olhos com lenço umedecido e higienizado, lavando bem as mãos com água e sabão logo em seguida.

Por estar muito próximo dos olhos, os óculos é outro vetor de contaminação. A orientação é que, ao retornar de um ambiente externo, onde houve contato com outras pessoas, a armação dos óculos precisa ser higienizada com álcool 70%. Para a limpeza das lentes, a indicação água e sabão ou um produto específico encontrado em óticas. O álcool não é indicado para passar nas lentes do óculos, pois pode danifica-las.

Conjuntivite e coronavírus

Pesquisadores já afirmaram que a covid-19 pode causar conjuntivite, que foi um sintoma observado em cerca de 30% dos pacientes em um estudo.

Os pesquisadores explicaram que isso poderia ser o resultado do coronavírus que viaja do trato respiratório para os olhos, uma complicação secundária frequentemente associada a um vírus. Mas também pode ser o resultado direto do da ação do vírus que ataca as células dos olhos pela ligação aos receptores ACE-2.

Com informações do Em Tempo

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X