O espetáculo Efêmera está de volta com apresentações gratuitas nos dias 7, 10 e 27 de dezembro, sempre às 19h30, no Teatro Manauara. O musical retrata a vida de Donna e Palmer, duas travestis com peculiaridades cativantes.
As cenas, que oscilam entre o drama e o humor, contam a história das duas amigas que se encontram em nome do destino. Donna é mais experiente, tenta ensinar um pouco do que aprendeu na vida à Palmer, mais nova, com seus próprios desejos e sonhos. A realidade de mulheres trans e travestis é historicamente marginalizada na sociedade, o que faz da existência dessas pessoas, por si só, uma resistência à conjuntura estabelecida. Efêmera faz um recorte superficial, evidenciando tais vivências com o toque artístico e musical.
Intérprete de Donna, Fran Martins ressalta a importância de produções teatrais com a temática LGBTQ+. “Retratar essas realidades traz à tona o que é propositalmente esquecido pela maioria das pessoas, e fazer isso com sensibilidade aproxima ainda mais quem se propõe a assistir”, relatou o artista.
O processo de criação do espetáculo foi baseado em relatos de mulheres trans e travestis, que contribuíram com a originalidade do roteiro. O dialeto LGBTQ+, chamado de pajubá, foi uma das contribuições mais ricas para a produção. “Além de já saber algumas, nós aprendemos muitas palavras do pajubá e as colocamos nos textos e músicas, com a ajuda do nosso diretor musical. Foi bem dinâmico e divertido trabalhar com esse dialeto que, inclusive, já foi tema de vestibular”, relata o intérprete de Palmer, Rafael Albuquerque.
O espetáculo tem direção musical de Franklin Raikar, e as inscrições podem ser feitas gratuitamente on-line, pelo site even3.com.br/efemera_musical.
SERVIÇO
O que: Espetáculo Musical Efêmera
Quando: 7, 10 e 27 de dezembro
Horário: 19h30
Onde: Teatro Manauara (Av. Mário Ypiranga, 1300 – Adrianópolis, Manaus – AM)
Classificação indicativa: 16 anos.
Inscrições gratuitas: even3.com.br/efemera_musical.
Sessões com tradução para Língua Brasileira de Sinais
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
X