O secretário de Estado dos Estados Unidos Antony Blinken usou as redes sociais, no domingo (2), para parabenizar o Brasil pelo 1º turno das eleições 2022.
“Parabenizamos o povo as instituições do Brasil pelo 1º turno eleitoral bem sucedido e apoiamos o livre exercício do direito de escolher seu próximo líder. Compartilhamos a confiança do Brasil de um 2º turno conduzido com o mesmo espírito de paz e deve cívico”, escreveu.
.@SecBlinken: Parabenizamos o povo e as instituições do 🇧🇷 pelo 1º turno eleitoral bem sucedido e apoiamos o livre exercício do direito de escolher seu próximo líder. Compartilhamos a confiança do Brasil de um 2º turno conduzido c/ o mesmo espírito de paz e dever cívico. https://t.co/EpxpsfDMuI
— Embaixada EUA Brasil (@EmbaixadaEUA) October 3, 2022
A embaixada norte-americana reforçou o que foi dito por Blinken e também parabenizou o Brasil.
“Parabéns ao Tribunal Superior Eleitoral, Tribunais Regionais Eleitorais e ao povo brasileiro pelo 1º turno bem sucedido, livre e transparente. Os EUA apoiam o livre exercício do direito democrático de escolher seu próximo líder. Estamos certos de que o 2º turno será conduzido da mesma maneira”.
Parabéns ao @TSEjusbr, TREs e ao povo brasileiro pelo 1º turno bem sucedido, livre e transparente. Os EUA apoiam o livre exercício do direito democrático de escolher seu próximo líder. Estamos certos de que o 2º turno será conduzido da mesma maneira.👏 pic.twitter.com/lGAWc5d6Th
— Embaixada EUA Brasil (@EmbaixadaEUA) October 3, 2022
Além disso, alguns embaixadores, especialmente europeus, acompanharam a votação no TSE. Eles elogiaram e destacaram o profissionalismo de todos os envolvidos no processo eleitoral, desde os mesários até os analistas que fizeram a computação dos resultados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
X