Manaus, 19/04/2024

Cultura e Entretenimento

Estudantes desvendam mistérios da pintura nas alegorias apresentadas no Festival de Parintins

Estudantes desvendam mistérios da pintura nas alegorias apresentadas no Festival de Parintins
19/09/2021 09h00

A atividade que une as disciplinas História, Ciências e Língua Portuguesa teve participação dos alunos da escola estadual São José Operário, de Parintins_

Os alunos da escola estadual São José Operário, em Parintins, participaram de uma atividade multidisciplinar para desvendar os segredos que envolvem as substâncias e materiais químicos na pintura das alegorias apresentadas pelos bois Caprichoso e Garantido no Bumbódromo.

A atividade aconteceu na última sexta-feira (17) e unificou as disciplinas Histórias, Ciências e Língua Portuguesa. Na ocasião, os alunos do 9° ano visitaram a exposição de alegorias em miniatura, do artista plástico Marialvo Brandão, onde mostra os trabalhos feitos para o Boi Garantido.

Segundo a professora de Ciências, Michele Souza, os alunos tiveram a oportunidade em compreender os conceitos apresentados em sala de aula nos módulos alegóricos do artista Marialvo Brandão.

“Os alunos gostaram bastante. Fizeram perguntas, fotos e filmaram tudo. Após esse primeiro momento, vamos propor uma oficina para eles reproduzirem e adaptar os materiais usados pelos artistas parintinenses na pintura das alegorias na sala de aula. Pretendemos utilizar produtos naturais e artesanais para chegar no tom de cores ideal que compõem as alegorias”, disse.

Michele também agradeceu a parceria com o artista e mostrou-se feliz com o resultado. “É uma exposição riquíssima com as maquetes das alegorias perfeitas e muito reais, tal qual vemos no Bumbódromo. O artista explicando foi o ápice para muitos alunos, pois eles se sentiram diante de um ídolo, mesmo tendo acabado de conhecê-lo”, reitera.

Processo de criação

Com 30 anos dedicados ao Festival Folclórico de Parintins, o artista plástico Marialvo Brandão coleciona diversos trabalhos no Boi Garantido. Entre as obras do parintinense destacam-se o “Poderoso Ritual Apurinã”, “Ritual Karajá” e “Ritual Kawahiva”.

O artista explicou na palestra para os alunos como funciona o processo de construção das alegorias apresentadas no Bumbódromo, principalmente aquelas que falam sobre os rituais indígenas.

“A construção de uma alegoria começa no momento que escolhemos a toada. Depois passamos processo de fundamentação dos elementos que compõem a toada e o rascunho dos módulos alegóricos. Logo em seguida, fazemos um estudo técnico na estrutura da alegoria para colocarmos tudo em prática. É algo muito detalhado para não dar erro”, explica.

Além da palestra com os alunos, Marialvo Brandão tem feito debates com artistas do Caprichoso e Garantido sobre o futuro do Festival Folclórico de Parintins no período pós-pandemia.

Exposição

A exposição “Rituais Indígenas — Desvendando Segredos Alegóricos” é aberta ao público e acontece no Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro de Parintins, das 8h às 11h e das 14h às 17h, até o dia 25 de setembro. O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc.

O parintinense Marialvo Brandão teve o apoio de outros 25 artistas, entre escultores, soldadores, pintores e aderecistas. As obras foram reproduzidas de maneira fiel, trazendo cada detalhe apresentado no Festival de Parintins.

 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.