Manaus, 28/03/2024

Brasil

ESTUDO CONFIRMA QUE SENNA É O MAIS RÁPIDO DA F1 DESDE 1983

ESTUDO CONFIRMA QUE SENNA É O MAIS RÁPIDO DA F1 DESDE 1983
18/08/2020 14h15

Ayrton Senna, três vezes campeão mundial de Fórmula 1, foi apontado nesta terça-feira (18), por um estudo realizado em colaboração com a Amazon Web Services, como o piloto mais rápido da categoria desde 1983.

O brasileiro, que morreu 26 anos atrás, durante o Grande Prêmio de San Marino, liderou um ranking elaborado a partir do desempenho em treinos de classificação, em comparação com os companheiros de equipe de cada piloto, ao longo dos últimos 37 anos.

A partir da análise de uma ferramenta única, com tecnologia de machine learning (ML), que aferiu todos os resultados de sessões de definição de grids de largada, e do uso de um algoritmo para normalizar os diferentes carros, Senna ficou em primeiro, com 114 milésimos de vantagem para o alemão Michael Schumacher.

Atual campeão da categoria e líder da temporada 2020 da Fórmula 1, o britânico Lewis Hamilton aparece em terceiro, 275 milésimos atrás do brasileiro, de quem nunca escondeu ser fã. O ‘top-5’ é fechado pelo holandês Max Verstappen e o espanhol Fernando Alonso.

Do sexto ao décimo lugar, separados por 61 milésimos, ficaram na ordem: o alemão Nico Rosberg, o monegasco Charles Leclerc, o finlandês Heikki Kovalainen, principal surpresa da lista, o italiano Jarno Trulli, e o alemão Sebastian Vettel.

O brasileiro Rubens Barrichello apareceu na 11ª colocação.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.