Manaus, 29/11/2022

Geral

Evento debate soluções para fomentar negócios que geram impacto positivo e uma economia sustentável na Amazônia

Evento debate soluções para fomentar negócios que geram impacto positivo e uma economia sustentável na Amazônia
16/11/2022 11h30

Apoiar empreendedores que atuam na Amazônia no acesso a aceleração e investimentos para que seus negócios gerem impactos sociais e ambientais positivos para a região ainda é um grande desafio. Com o objetivo de apontar soluções e caminhos para fomentar esse tipo de negócio e um desenvolvimento mais sustentável para a região, nos dias 29 e 20 de novembro acontecerá o 2º Festival de Investimento de Impacto e Negócios Sustentáveis da Amazônia (FIINSA), no Centro de Convenções Studio 5, em Manaus.

A programação está estruturada em cinco trilhas: Estruturando o ecossistema; Financiamento e acesso a capital; Pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&DI); Comunidades; e Desafios do empreendedorismo. Os temas serão abordados em painéis e mesas temáticas, reunindo empreendedores, investidores, organizações da sociedade civil e outros atores para debater oportunidades e desafios para o desenvolvimento do ecossistema de impacto amazônico, a bioeconomia e o futuro da maior floresta tropical do planeta.

Entre os palestrantes confirmados, estão Txai Suruí (ativista do povo Paiter Suruí), Caetano Scannavino (Projeto Saúde & Alegria), Amanda Santana (Tucum), Denis Minev (Bemol), Guilherme Leal (Natura), Joanna Martins (Manioca), José Rodrigues de Araújo (Cooperacre), Júlio Costa Leite (BNDES), Laura Motta (Mercado Livre), Rita Mesquita (INPA), Samela Sateré Mawé (ativista), Virgilio Viana (FAS), Macaulay Abreu (Onisafra e AmazôniaCripto), Paulo Bellotti (Mov Investimentos), e outros.
O FIINSA oferece também ao público espaço para network e um mercado com produtos amazônicos sustentáveis. A proposta é movimentar todos os envolvidos que atuam nesse setor, com as principais referências nacionais e internacionais.

As inscrições para participar do evento podem ser feitas por meio do site Sympla (https://abre.ai/faz5). A taxa de inscrição para ONGs, startups e negócios de impacto é a partir de R$ 150. Já o valor para empresas e governo é a partir de R$ 250. O evento é uma realização do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) e Impact HUB Manaus.

“A primeira edição do FIINSA aconteceu em 2018 e agora, após a pandemia da Covid-19, volta a ser realizado com o objetivo de unir empreendedores, investidores, aceleradoras, incubadoras e pesquisadores, além de organizações do terceiro setor, lideranças comunitárias e lideranças indígenas, ou seja, todo mundo que acredita que a conservação da floresta amazônica precisa de um nova economia e negócios que têm o propósito de resolver os problemas ambientais e econômicos da região. Teremos uma programação muito completa, que vai debater a Amazônia a partir da Amazônia”, comentou Mariano Cenamo, diretor de novos negócios do Idesam e CEO da AMAZ aceleradora de impacto.

Segundo ele, o Festival é uma oportunidade para quem procura novos modelos de desenvolvimento para a região amazônica e a transição para uma economia de baixo carbono. “Existe um movimento crescente de organizações nacionais e internacionais focado no potencial da Amazônia, da biodiversidade e da bioeconomia. Porém, ainda é necessário potencializar os empreendimentos na região. É preciso atrair jovens, empresas, gestores e empreendedores para entender melhor a floresta, e pensar em negócios que tenham impacto positivo ou neutro para o desenvolvimento da região. O FIINSA busca soluções para esses gargalos. Por isso, é um evento de extrema importância”, disse Mariano.

O evento é correalizado pela AMAZ aceleradora de impacto, Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio), Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e Uma Concertação pela Amazônia. Tem patrocínio do Fundo Vale, Instituto Clima & Sociedade (iCS), Partnerships For Forests, Uk Government, Amazon Investor Coalition, Fundo JBS pela Amazônia, Americanas S.A, SAP e Instituto Sabin, além do apoio de vários parceiros.

A programação completa pode ser acessada no site: fiinsa.org.br.

 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.