Cidade

EVENTO ON-LINE COMEMORA O DIA DO MÉDICO VETERINÁRIO

EVENTO ON-LINE COMEMORA O DIA DO MÉDICO VETERINÁRIO
09/09/2020 12h55

O Centro Universitário Fametro promove, nesta quarta-feira (09), evento on-line em comemoração ao Dia do Médico Veterinário. Especialistas vão discutir sobre as diversas vertentes de atuação do profissional da área. Apesar de ser lembrado apenas como o “médico dos animais”, o trabalho dos profissionais vai muito além da causa animal. Atualmente, há muitas especialidades e mais de 80 áreas de atuação registradas nesta profissão, entre elas, a produção de alimentos, preparo, manutenção e cuidados com solo e água, genética e melhoramento animal, saúde pública e zoonoses (doenças transmitidas entre animais e homem).

Além disso, a importância dos médicos veterinários como profissionais de saúde pública também foi evidenciada durante a pandemia de Covid-19. Esses profissionais, conforme explica a coordenadora do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Fametro, Marina Pandolphi Brolio, atuaram em várias frentes, principalmente, nos casos envolvendo vigilância sanitária e epidemiológica, atividades de pesquisa, científicas e laboratoriais ligadas direta ou indiretamente ao combate do Coronavírus.

“Esse aspecto da profissão não é muito reconhecido, até pela desinformação sobre o assunto, porém, os profissionais têm formação e capacitação para atuar também nesta importante área da saúde pública”, aponta Marina Brolio.

O evento promovido pela Fametro para discutir os temas da profissão é direcionado aos acadêmicos da instituição. São convidados como palestrantes o médico veterinário e vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Amazonas (CRMV-AM), Augusto Omena, e o fiscal de saúde do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Jorge Carneiro.

Pets x Covid-19

A coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Fametro ressalta que durante a pandemia os profissionais também têm buscado orientar os tutores de animais sobre a sintomatologia de gripe compatível com a Covid-19. Durante o atendimento, é destacada a importância da utilização de equipamentos de proteção individual e, embora ainda não se tenha evidências quanto à capacidade dos animais transmitirem a doença ao ser humano, é fundamental seguir alguns cuidados.

“Não se deve beijar, falar ou espirrar próximo ao animal. Para as pessoas que moram sozinhas com o pet, é preciso adotar medidas preventivas de higiene, como usar luvas quando tocar nele, trocar a água ou colocar comida”, relaciona Marina. Ela reforça que essas medidas de distanciamento dos pets são importantes para a proteção dos próprios animais.

O Médico Veterinário, reconhecido como Profissional da Saúde, foi inserido no conceito de Saúde Única – “One Health”, que visa um equilíbrio entre Saúde Animal, Saúde Humana e Saúde Ambiental. Desta forma, é também responsável por propor o planejamento, execução e implementação de políticas que visem a diminuição de riscos e manutenção da saúde.