Manaus, 25/04/2024

Mundo

Facebook ameaça bloquear conteúdo de notícias sobre projeto de compartilhamento de receita do Canadá

Facebook ameaça bloquear conteúdo de notícias sobre projeto de compartilhamento de receita do Canadá
23/10/2022 14h00

O Facebook alertou nesta sexta-feira que pode bloquear o compartilhamento de conteúdo de notícias em sua plataforma no Canadá devido a preocupações com a legislação que obrigaria plataformas digitais a pagar editores de notícias.

A Lei de Notícias Online, introduzida em abril, estabeleceu regras para forçar plataformas como Meta Facebook e Alphabet Google a negociar acordos comerciais e pagar editores de notícias por seu conteúdo, em um movimento semelhante a um terreno -infringindo a lei aprovada na Austrália no ano passado. 

A legislação está sendo analisada em uma comissão parlamentar, à qual a empresa de mídia social norte-americana disse que não foi convidada a compartilhar suas preocupações.

“Acreditamos que o Online News Act deturpa a relação entre plataformas e editores de notícias, e pedimos ao governo que revise sua abordagem”, disse Marc Dinsdale, chefe de parcerias de mídia da Meta Canada, em um post no blog.

“Diante de uma legislação adversa baseada em falsas suposições que desafiam a lógica de como o Facebook opera, acreditamos que é importante sermos transparentes sobre a possibilidade de sermos forçados a reconsiderar permitir o compartilhamento de conteúdo de notícias no Canadá”, escreveu Dinsdale.

O ministro do Patrimônio do Canadá, Pablo Rodriguez, que apresentou o projeto de lei, disse em comunicado na sexta-feira que o governo continuou a ter “conversas construtivas” com o Facebook.

“Tudo o que estamos pedindo aos gigantes da tecnologia como o Facebook é negociar acordos justos com as agências de notícias quando lucrar com seu trabalho”, disse Rodriguez em comunicado por e-mail.

A legislação propõe que as plataformas digitais que têm um “desequilíbrio de negociação” com os negócios de notícias – medidos por métricas como a receita global de uma empresa – devem fazer negócios justos que seriam avaliados por um regulador.

Dinsdale disse que o conteúdo de notícias não atraiu os usuários do Facebook e não trouxe receita significativa para a empresa.

Quando a Austrália, que liderou os esforços globais para controlar os poderes das empresas de tecnologia, propôs uma legislação forçando-as a pagar à mídia local por conteúdo de notícias, o Google ameaçou fechar seu mecanismo de busca australiano, enquanto o Facebook cortou todo o conteúdo de terceiros de contas australianas para mais de uma semana. 

Ambos acabaram fechando acordos com empresas de mídia australianas depois que uma série de emendas à legislação foi oferecida.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.