Manaus, 19/04/2024

Amazonas

AMPA REALIZA ATIVIDADES EDUCATIVAS PARA CRIANÇAS NESTA SEXTA-FEIRA NO BOSQUE DA CIÊNCIA

Foto: Fernanda Farias
Foto: Fernanda Farias
31/01/2020 14h35

Experiências lúdicas e educativas de sensibilização ambiental serão realizadas nesta sexta-feira (31) pela Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa), em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC). As atividades serão realizadas das 14h às 16h, no Bosque da Ciência do Inpa, que fica na rua Bem-te-vi, s/nº, Petrópolis, zona Sul de Manaus.

As crianças inscritas nas atividades participarão de cineminha na floresta e jogos didáticos sobre os mamíferos aquáticos da Amazônia. As inscrições podem ser realizadas no link: encurtador.com.br/mtvwD.  As vagas são limitadas.

Segundo a Educadora Ambiental do Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia, Jamylle de Souza, por meio das artes, mídias e experiências dialógicas em ambiente de floresta, os participantes podem ampliar os conhecimentos a respeito dos mamíferos aquáticos da Amazônia. “Além de brincar, as crianças e os responsáveis vão entender melhor sobre o trabalho que desenvolvemos em prol da proteção dessas espécies e dos ecossistemas associados”, explica a bióloga.

Podem participar das atividades crianças com idade entre 5 anos e 10 anos, acompanhadas de uma pessoa responsável que deverá inscrevê-la gratuitamente. O acesso ao Bosque da Ciência  custa R$ 5 por pessoa, mas a entrada é gratuita para crianças até 10 anos e para adultos a partir de 60 anos. É recomendável trazer para as crianças: água, lanche e repelente.

O Programa de Educação Ambiental

 O Programa de Educação Ambiental da Ampa tem como principal objetivo promover ações para o envolvimento e formação dos mais diferentes atores sociais no cuidado e proteção dos mamíferos aquáticos da Amazônia e ecossistemas associados.

Atualmente, a Ampa desenvolve atividades de educação ambiental para os mais diferentes grupos em locais como Parque Aquático Robin Best – área dos tanques dos peixes-bois no Inpa, escolas de Manaus e em comunidades ribeirinhas, no interior do Amazonas.

Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia

O Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, é executado pela Ampa e tem como seu principal parceiro o Inpa.

O objetivo principal do Projeto é proteger as espécies de mamíferos aquáticos e os ecossistemas aquáticos da Amazônia por meio de estudos científicos e da integração com as comunidades ribeirinhas, que aprendem a utilizar de forma sustentável os habitats, e dessa forma atuam na conservação destas espécies vulneráveis, presentes na lista vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).

Programação

13:45 – 14h – Abertura do Cineminha na floresta

14h – 15h – Exibição de desenhos infantis sobre os mamíferos aquáticos da Amazônia

15-15:30 – Jogos lúdicos da AMPA

15:30 – 16h – Trilhinha guiada com visita ao Parque Aquático Robin Best – Bosque da Ciência.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.