Manaus, 29/11/2022

Educação

FCecon assina termo de cooperação com A.C. Camargo e deve lançar doutorado

FCecon assina termo de cooperação com A.C. Camargo e deve lançar doutorado
25/11/2022 13h30

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) assinou, neste mês de novembro, um termo de cooperação com o A.C. Camargo Cancer Center, um dos maiores centros de tratamento, ensino e pesquisa de câncer no Brasil. O convênio permitirá o lançamento do primeiro Programa de Doutorado em Oncologia da Fundação, previsto para os próximos meses.

A parceria vai fomentar a formação de recursos humanos, especialmente pós-graduação nas modalidades de Doutorado e Mestrado, além de cooperação nos programas de residência médica. Atualmente, a FCecon possui programas para a formação de médicos nas áreas de Anestesiologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Oncologia Clínica, Cirurgia Oncológica, Mastologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

A parceria entre as instituições é um grande avanço para a qualificação de profissionais na área de Oncologia, avalia o diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão. “Esse é um grande passo que a FCecon está dando na formação de recursos humanos altamente qualificados. Essa parceria também reforça os programas de pesquisas da Fundação e os programas de residência”, disse.

Programa de Doutorado

A duração do convênio será de quatro anos, e o edital para o Programa de Doutorado deve ser lançado nos próximos meses, segundo a diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon, farmacêutica-bioquímica Kátia Luz Torres.

“O Estado do Amazonas, junto com o A.C. Camargo, irá oferecer a primeira turma de Doutorado em Oncologia no estado. Com isso, nós vamos poder potencializar a formação do corpo técnico da Fundação Cecon. Em quatro anos, teremos formados novos doutores”, afirma Torres.

O programa será voltado para servidores da FCecon e/ou pesquisadores que estejam atuando nos últimos dois anos vinculados aos grupos de pesquisa da Fundação. As aulas serão ministradas em Manaus, com módulos a distância. Os docentes do programa serão do hospital A.C. Camargo e a co-orientação ficará a cargo dos pesquisadores com titulação de doutorado no Amazonas.

Pesquisas

Kátia Torres destaca que a FCecon já tem projetos em andamento com o A.C. Camargo e que o termo de cooperação fortalece os grupos de pesquisa locais.

“Estamos dando passos largos na formação de recursos humanos e na qualidade das pesquisas que estamos desenvolvendo na FCecon. Os alunos, residentes e doutorandos poderão desenvolver pesquisas voltadas à Oncologia com muito mais suporte tecnológico, avanços e troca de ideias”, afirma a diretora de Ensino e Pesquisa da Fundação Cecon.

A parceria permitirá o avanço no desenvolvimento de novas tecnologias e processos, resultando na melhoria da assistência aos pacientes oncológicos.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.