Manaus, 02/10/2022

Cultura e Entretenimento

Feira de Economia Criativa realizada no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, acontecerá no dia 28 deste mês

Feira de Economia Criativa realizada no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, acontecerá no dia 28 deste mês
18/08/2022 11h20

No último domingo de agosto, 28, acontecerá mais uma edição da Povos Criativos – Feira de Economia Criativa, realizada no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), localizado na Avenida Silves, Nº 2222, Distrito Industrial. O evento que tem entrada gratuita e programação variada, é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Associação Zagaia Amazônia.

Na edição da Povos Criativos deste mês, a Associação das Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro (AMARN), que completa 35 anos em 2022, terá uma programação especial no evento. A presidente da associação, Clarice Arbella, falará sobre a importância da liderança das mulheres indígenas do Alto Rio Negro, a Tukano, Maria Ângela Matos Moura, falará sobre a importância da mulher na mitologia e na sociedade, e Clenilda Lindalva Lobo, abordará a narrativa da mulher indígena pertencente ao povo do Miriti Tapuiai. Após essa troca de conhecimentos, haverá a apresentação do Grupo de Dança Bayaroá, que é integrado por indígenas. Outro grupo a se apresentar na Feira, será o Grupo Dessana Onça Branca.

O lançamento do documentário “Intercâmbio de Perspectivas: Roy Wagner na Amazônia”, de produção da Rizoma Audiovisual, roteiro e edição de Gustavo Soranz, fotografia e direção de Erlan Souza e Gustavo Soranz, e apoio do NEA – Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (PPGAS/UFAM), está entre a programação da Feira Criativa. A exibição será no Cinema Silvino Santos às 17h. Após o lançamento, acontecerá uma Mesa de Debate sobre o documentário, com a participação do antropólogo Tukano, João Paulo Barreto (Bahserikowi), antropólogo do PPGAS – UFAM/ NEAI, Gilton Mendes, da Diretora do Centro Cultural dos Povos da Amazônia, Jessilda Furtado, do documentarista e fotógrafo, Erlan Souza e de Gustavo Soranz, da Rizoma Audiovisual.

No auditório do Centro Cultural, o arquiteto e urbanista diretor de planejamento do IMPLURB, Pedro Paulo Cordeiro, o arquiteto e urbanista e artista visual, Pablo Cunha e a também arquiteta e urbanista, colaboradora na SEC, Melissa Toledo, participarão do bate-papo “Cultura e Centros Urbanos”.

Segundo o estudante de economia, João Lopes, eventos como a Feira de Economia Criativa, ajudam a fomentar não apenas a economia local, mas também, o conhecimento. “Muitas pessoas desejam empreender, mas por falta de conhecimento, acabam desistindo ou cometendo erros que poderiam ter sidos evitados se esse empreendedor tivesse a oportunidade de participar dessa troca de experiências e conhecimentos que está sendo ofertado nessa Feira”.

A diretora da Associação Zagaia Amazônia, Rozana Trilha, afirma que, “Precisamos melhorar o nosso olhar, em busca de soluções para os problemas da Amazônia. Pois, sabemos do nosso cotidiano e das nossas dificuldades, então precisamos estar atentos para estimular a sociedade, principalmente os jovens, a criarem inúmeras contribuições para a nossa região”, enfatizou a diretora.

Além de Boardgame na lateral do CCPA, e Games na Passarela dos Arcos, o Palco Principal terá apresentações de Grupos K-Pop, Random K-Pop, concurso K-Pop Solo e concurso de Cosplay, com premiação no valor de R$2.000,00 para os ganhadores. Para a expositora e cosplayer, Carol Peace, “a Feira Povos Criativos é sempre muito interessante porque tem pessoas muito diferentes e o público é bem receptivo. Como também sou ilustradora e escritora, está sendo bem divertido participar”.

A Feira irá oferecer ao público um espaço gastronômico, com presença confirmada da Cynthia Gourmet Coffee. O evento também terá um Workshop de Drinks, gratuito e com vagas limitadas, comandado pela bartender profissional, Nohemi Morillo. A diversão da garotada está garantida com a Oficina de Pintura Infantil, com Edna Rezende, no Hall do CCPA, onde também haverá exposições e vendas de artesanatos, que estarão disponíveis para o público presente.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.