Manaus, 23/04/2021

Política

Feirantes da Panair pedem ajuda de Ivo Neto para regularizar associação da categoria

Feirantes da Panair pedem ajuda de Ivo Neto para regularizar associação da categoria
07/04/2021 13h40

Na manhã desta segunda-feira (5/4), o vereador Ivo Neto (Patriota) recebeu o presidente da Associação dos Feirantes da Panair (AFP), Ediney Queiroz de Almeida, para tratar sobre regularização da entidade representativa dos trabalhadores da feira da Panair, na zona Sul de Manaus. Segundo o parlamentar, o grupo liderado por Ediney veio ao gabinete dele na Câmara Municipal de Manaus (CMM) em busca de apoio porque os trabalhadores estão reativando a associação que já existe há 30 anos, mas que não estava funcionando.

“O senhor Ediney informou que já regularizou a documentação e veio em busca da Utilidade Pública Municipal, importante para construir mecanismos para ajudar os feirantes da Panair”, destacou o vereador. O Título de Utilidade Pública Municipal é concedido via Lei municipal e significa o reconhecimento do poder público de que a instituição é sem fins lucrativos e prestadora de serviços à coletividade. Para isso, o vereador Ivo Neto informou que vai, junto de sua equipe jurídica, iniciar a criação de um projeto de lei.

“Primeiramente a equipe vai estudar direitinho o Estatuto entregue por eles e criar o Projeto de Lei para conferir a Utilidade Pública da associação, e aí então ele vai para votação no plenário da Casa, se aprovado, passa a valer por 5 anos. O presidente da associação saiu da reunião satisfeito e esperançoso. “Agradecemos ao Ivo pois estamos precisando muito deste apoio, essa documentação vai nos ajudar muito”, garantiu ele.

Panair
A tradicional Feira da Panair fica no bairro Colônia Oliveira Machado, zona sul da capital, foi fundada em 1951, no local onde funcionava antes da empresa estrangeira Panair do Brasil, e hoje tem cerca de 2 mil feirantes, segundo a associação.