Manaus, 20/04/2024

Cidade

FESTIVAL OLHAR DO NORTE ABRE INSCRIÇÕES PARA CURTAS-METRAGENS

A Terra Negra dos Kawa-de Sérgio Andrade foto:Divulgação
A Terra Negra dos Kawa-de Sérgio Andrade foto:Divulgação
16/11/2018 10h00

Até o fim de dezembro, estão abertas as inscrições para o II Festival Olhar do NorteRealizado pela Artrupe Produções, o festival recebe curtas-metragens de até 25 minutos, realizados a partir de 1º de janeiro de 2017. As inscrições estão abertas para todos os estados da região Norte, AC, AM, AP, PA, RO, RR, TO. O festival acontece em março de 2019.

O II Olhar do Norte contará com 3 mostras de curtas: Região Norte, que é competitiva e abarcará os filmes da região norte; Outros Nortes, com filmes das demais regiões do Brasil, tendo como foco a produção contemporânea brasileira; e Democracia, mostra com filmes que têm como tema os perigos de regimes antidemocráticos.

“Em um momento conturbado politicamente, e com mudanças nos mecanismos de incentivo à cultura que se avizinham, nós entendemos que é ainda mais importante realizar o Olhar do Norte. O objetivo de conhecer a produção audiovisual da região Norte, e brasileira, e de alguma maneira estreitar os laços entre os realizadores, ganha contornos ainda mais decisivos neste momento”, conta um dos curadores do festival, Diego Bauer.

A primeira edição do festival aconteceu em janeiro de 2018, e contou com a inscrição de aproximadamente 100 filmes da região. “Realizar a curadoria do Olhar do Norte, lançando um olhar sobre a produção do Amazonas e dos nossos vizinhos, foi um verdadeiro privilégio. De um jeito não planejado, temos uma produção que conversa entre si, ao mesmo tempo que é abrangente e surpreendente. Saber que iniciaremos mais uma jornada de análise filmes é uma tarefa trabalhosa, mas muito recompensadora. Espero que realizadores que não puderam se inscrever na primeira edição, consigam agora, pois estamos ansiosos pra assistir a esses filmes”, conclui Bauer, que é acompanhado de Rafael Ramos e Victor Kaleb na curadoria.

As inscrições ficam abertas até 31 de dezembro de 2018 e podem ser realizadas através de formulário online. O regulamento completo também está disponível online.

Abertura

Selecionado para o Festival do Rio e a Mostra Internacional de São Paulo em 2018, “A Terra Negra dos Kawa”, de Sérgio Andrade, será o filme de abertura do II Festival Olhar do Norte. Será a primeira exibição do filme em Manaus.

Nos arredores de Manaus, um grupo de cientistas faz escavações em terrenos em busca de uma terra preta, usada para fins agrícolas. À medida que se aproximam do sítio dos indígenas Kawa, notam que a terra negra adquire maiores poderes energéticos e sensoriais.

A produção amazonense é o terceiro longa da carreira de Sérgio Andrade, e tem atores indígenas no elenco, característica dos filmes do realizador. “Kawa” tem previsão de estreia no circuito comercial brasileiro em meados do segundo semestre de 2019.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.