Manaus, 15/05/2021

Mundo

Festival religioso em Israel termina com dezenas de mortos

Festival religioso em Israel termina com dezenas de mortos
30/04/2021 10h10

Um tumulto em um festival religioso na Alta Galiléia, ao Norte de Israel, deixou pelo menos 38 pessoas mortas e mais de 50 feridas, na noite desta quinta-feira (28). Segundo os serviços de saúde, ao menos 20 pessoas estão internadas em estado grave.

A mídia local, no entanto, fala em mais de 100 feridos.

O encontro religioso chamado Lag Ba’Omer reuniu mais de 100 mil judeus, no local conhecido como Monte Meron.

De acordo com a imprensa local, a confusão generalizada começou depois que algumas pessoas escorregaram em degraus de uma arquibancada e foram pisoteadas pela multidão que vinha atrás. A informação inicial era de que a arquibancada havia desabado, o que foi corrigido depois.

– Estávamos na entrada, decidimos que queríamos sair e então a polícia bloqueou o portão, então quem queria sair não podia mais. Nessa confusão, começamos a cair uns sobre os outros. Pensei que ia morrer. Eu vi pessoas mortas perto de mim – disse uma testemunha ao jornal Maariv.

A grande quantidade de pessoas no local dificultou o acesso das equipes de resgate até as vítimas. Muitas delas precisaram ser socorridas de helicóptero para hospitais próximos.

Duas pessoas que tentaram atrapalhar o serviço de resgate às vítimas foram presas.

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirmou no Twitter que se trata de “uma grande desastre” e que “está rezando pela recuperação das vítimas”.