Manaus, 25/04/2024

Amazonas

FIOS DE VIDA COMPLETA UM ANO DE RESGATE DA AUTOESTIMA DE MULHERES COM CÂNCER

FIOS DE VIDA COMPLETA UM ANO DE RESGATE DA AUTOESTIMA DE MULHERES COM CÂNCER
06/10/2020 11h45

“No primeiro momento, não senti muito pois queria que o tratamento fizesse efeito logo. Mas com o tempo, meu filho perguntava quando o cabelo ia crescer. Tudo isso mexeu comigo e me deixou mais forte para buscar a cura”.

O depoimento da dona de casa Marinei da Silva Maquiné, 37 anos, é o retrato de quem enfrenta o câncer de mama e sofre com a queda de cabelo.

Pensando nisso e buscando resgatar a autoestima, a presidente da Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereadora Mirtes Salles (Republicanos) criou o Projeto Fios de Vida, Doar Cabelos é um gesto de amor.

A iniciativa completa um ano, no dia 10 de outubro, e já beneficiou 12 mulheres; uma delas foi a Marinei. Para Mirtes Salles, o objetivo é melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.

“Nossa ideia é resgatar a autoestima dessas meninas e mulheres, mostrando que elas podem sim ficar bonitas e femininas com o uso dessas perucas. Com o Fios de Vida, construímos um caminho de amor e sonhos, propiciando um recomeço para essas pacientes, não apenas com câncer de mama, mas também vítimas de escalpelamento, alopércia, entre outras doenças causadoras da queda de cabelo. E como estamos no Outubro Rosa, mês de conscientização e combate ao câncer de mama, nosso projeto ganha ainda mais força”, explicou Mirtes.

Importante lembrar que durante esse primeiro ano do projeto, já foram recebidas mais de 23 doações.

Para doar é muito fácil, lembrando que pode ser qualquer tipo de cabelo. Apenas é necessário seguir as seguintes recomendações.

São elas: o cabelo precisa ter comprimento de no mínimo um palmo (15 cm) e ficar bem preso com um elástico. É preciso avisar ao cabeleireiro que o corte será para doação e depois colocar o cabelo cortado em um saco plástico ou uma caixa.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.