Cultura e Entretenimento

Fora do picadeiro, artistas se reinventam e levam alegria nos bairros de Manaus

Fora do picadeiro, artistas se reinventam e levam alegria nos bairros de Manaus

Nos dias 21 a 23 e 25 a 27 de dezembro, às 19h, com duração de 40/50 min, em seis (06) zonas da capital amazonense (Zonas leste, norte, centro-sul, sul, oeste e centro-oeste), acontecerá a apresentação do “O Espetacular Busão da Alegria”. Idealizado por Leandro Xavier, a iniciativa do projeto surgiu de uma percepção de que zonas descentralizadas de Manaus, têm acesso reduzido ao entretenimento e para suprir esta necessidade, o artista montou uma intervenção itinerante que levasse ações de circo, palhaçaria e música para essas regiões.

“A palavra “espetacular” representa os espetáculos de circo e o “busão” traz um pouco do cotidiano enfrentado com alegria. Através do “O Espetacular Busão da Alegria” vamos contribuir com o processo de difusão da linguagem do circo por Manaus e alcançar novas plateias”, enfatiza o artista Leandro Xavier.

A pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (Covid-19) trouxe uma nova realidade às atividades culturais, as quais foram adaptadas em cumprimento do que foi estabelecido pelos protocolos dos órgãos sanitários, como distanciamento social e aglomeração. Leandro Xavier comenta sobre sua experiência neste período.

“O ano de 2020 foi um ano de muito luto devido à crise causada pela covid-19. Esse cenário fez a classe artística se reinventar, se atualizar, além de pensar em novas propostas, adequando-se ao novo momento, o mundo virtual. Leis como Aldir Blanc, entre outras iniciativas, foi fundamental por recolocar o artista de volta no cenário cultural, gerando renda e emprego”, observa o artista.

O projeto “O espetacular Busão da Alegria” conta com apoio da Prefeitura de Manaus e do Governo Federal, por meio do Prêmio Conexões Culturais 2020 – Lei Aldir Blanc. Durante a pandemia, Leandro Xavier foi contemplado pelo edital #ficanaredemaninho da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Amazonas, com o número, “Multivers”. Também realizou uma produção inédita “Mundo Louco” contemplado pelo edital da FUNARTE, “Respirarte”. Além da Produção independente do Documentário “Circo com destino: Manaus”.

O idealizador do projeto- Leandro Xavier (AM)
Foi intérprete, bailarino e acrobata na Cia Indios.com o espetáculo “Pau a Pique” de Yara Costa. Integrou o espetáculo “O Glorioso” (AM), foi assistente do aéreo em “A Divina Fábula” (RR), e participou da cantata de Natal pela UEA (AM). Montou o Número “MARTE” (2018) um duo de lira circense que foi apresentado no Teatro Amazonas (AM) e no Seminário Internacional de Circo em São Paulo (SP). Montou o número “Multivers” (2019) apresentado no Teatro Amazonas (AM) e uma cena de lira para o espetáculo anual do SESC AM, coordenado por Jeniffer Lages. Produziu o documentário “Circo com destino, Manaus”.

O artista Helder Vilela (SP) compõe o Casting do “Cirque du Soleil”
Entre os artistas participantes do projeto “O Espetacular Busão da Alegria”, está Helder Vilela, que atua como professor na Escola Nacional de Circo e participa de vários Projetos Culturais, Editais e Festivais por todo o Brasil. Integra o Duo “Simetria”, um dos principais nomes nacionais em Acrobalance “hand-to-hand” e “hand balance”, disseminando conhecimento por todo o país com Workshops, aulas particulares presenciais e virtuis, além de espetáculos. Desde 2018, integra o Casting do “Cirque du Soleil”, com os números de “Aerial Straps”, “Hand to hand” e “Handbalance”. Em 2019, participou de uma das novas criações do “Cirque du Soleil”, atuando como protagonista do espetáculo “COSMOS”, fazendo turnê em 2019/2020 pelo Mediterrâneo, com o solo de “Aerial Straps”.

 

Ficha Técnica
Músicos- Marlisson Robério/ Paulo Henrique/ Italo Vilhena/ Cristofe dos Santos
Artistas- Ayla Taynã/ Karine Magalhães/ Julia Rocha/ Luan Moura/ José Marin/ Jean Winder/ Helder Vilela/ Ingrid Cândido
Produção Cultural- Klindson Cruz/ Cultura Amazônica
Produção Executiva- Ingrid Cândido
Assistente de cena- Beattriz Rocha/ Ana Camila
Som e Iluminação- James
Identidade Visual – Leonardo Najar
Assessoria de Comunicação: Yghor Palhano/ Wagner Moreira
Direção Geral- Leandro Xavier