Manaus, 18/04/2024

Amazonas

Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas confirma mais um caso da variante Delta no AM

Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas confirma mais um caso da variante Delta no AM
28/09/2021 10h30

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde, divulga, nesta segunda-feira (27), mais um caso de Covid-19 pela variante Delta (B.1.617) no Estado. No total, o Amazonas registra 23 casos notificados da linhagem. O sequenciamento genético da variante é realizado pelo Instituto Leônidas e Maria Deane – Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Amazônia).

A variante foi identificada em uma mulher, de 23 anos, residente em Manaus, procedente da Sérvia e Monte Negro. A notificação foi emitida ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) do Ministério da Saúde, pelo CIEVS/FVS-RCP.

Segundo a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a instituição está reforçando estratégias para evitar a disseminação da variante no Estado. “Entre as ações de combate ao novo coronavírus, estamos fortalecendo as testagens para detecção de Covid-19 nos postos de entrada do Amazonas; e intensificando a campanha de vacinação da doença para ampliar a cobertura vacinal nos municípios do Estado”, explica Tatyana.

De acordo com a coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da FVS-RCP (CIEVS/FVS-RCP), Liane Souza, a paciente está sendo acompanhada. “Os sintomas iniciais foram apresentados no dia 29 de agosto; e o exame de RT-PCR foi realizado no dia 1º de setembro. A paciente recebeu as duas doses da vacina contra a Covid-19, ainda no primeiro semestre, e manteve-se em isolamento durante o período de transmissão”, informa Liane.

Sequenciamento
A identificação dos casos de Covid-19 pela variante Delta ocorre após análise de amostras nasofaríngeas, diagnosticadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/FVS-RCP) e sequenciadas pelo Instituto Leônidas e Maria Deane – Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Amazônia).

Referência
A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Contato telefônico da FVS-RCP (92) 3182-8550 e 3182-8551.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.