A Fundação de Vigiliância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) informou, na sexta-feira (11), que capturou morcegos vampiros em 13 municípios do estado como medida de prevenção à raiva humana. A ação ocorre desde 2021.
O trabalho ocorre em comunidades, ribeirinhas e indígenas, onde há registro de surto de agressões por morcegos do tipo hematófagos, tanto em humanos como em animais como cães, em especial, além de bovinos e equinos. Os animais que se alimentam exclusivamente de sangue de vertebrados.
No ano de 2021, entre os meses de setembro e outubro, a ação foi realizada nos municípios de Barcelos, Coari, Itamarati e Uarini. No ano de 2022, a visita foi realizada entre os meses de março a julho, nos municípios de Eirunepé, Japurá, Novo Airão, Tapauá e Tefé.
Já em 2023, entre os meses de março e julho, os municípios de Alvarães, Atalaia do Norte, Coari e Novo Aripuanã receberam o apoio suplementar.
A diretora-presidente da FVS, Tatyana Amorim, destaca que as ações em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde (Semsa) dos municípios possibilitam o melhor controle na ocorrência dos casos relacionados a ataques por morcegos hematófagos.
“Essa espécie de morcego traz um grande risco à saúde humana. Esse controle é fundamental para evitar ataques desses animais e, consequentemente, a doença da raiva em humanos”, afirma Tatyana.
A espécie de morcegos hematófagos (Desmodus rotundus), conhecida popularmente como “morcegos vampiros”, se diferencia das outras por se alimentarem de sangue, podendo espoliar (se alimentar de sangue) tanto animais, quanto humanos, o que gera o risco de transmissão do vírus da raiva por meio da mordida.
O habitat destes morcegos é geralmente fendas, cavernas, árvores e construções. Vivem em colônias com 30 animais em média.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
X