Manaus, 29/03/2024

Educação

Gamificação facilita e potencializa processo de aprendizagem

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
16/06/2021 14h31

A educação vem passando por um processo de transformação intenso, principalmente no último ano, com o início da pandemia e a necessidade do isolamento social. A tecnologia, que já era usada em sala de aula, ganhou protagonismo no ensino. Estudos mostram que as mudanças que estão acontecendo agora só ocorreriam daqui a 5 ou mesmo 10 anos, não fosse a urgência por causa da pandemia de Covid-19. Nesse contexto, uma metodologia que tem auxiliado e potencializado a aprendizagem é a gamificação.

O coordenador de Tecnologia Educacional da Faculdade Santa Teresa, Lauro Rosas Neto, explica que a tecnologia, do rádio aos canais de TV com transmissões de aulas, já se fazia presente na educação. Com a chegada da internet, diz ele, o ensino foi ainda mais beneficiado, porque a ferramenta permite inúmeras possibilidades de uso.

Uma das novas tecnologias que tem ganhado bastante espaço nos últimos anos é a gamificação, que tem por objetivo criar uma trilha de conhecimento, com metas a serem alcançadas. “São ferramentas que se assemelham a jogos, mas que a premiação é a aprendizagem. Nos dias atuais, em que muito se debate sobre maneiras de atrair e manter os estudantes interessados nas aulas, essa torna-se uma metodologia muito interessante de ser aplicada”, destacou.

Segundo Lauro Rosas, ao ser incluída na educação, a gamificação impulsiona o engajamento e a motivação do aluno, independente do nível – da educação básica ao ensino superior, essa ferramenta pode ser aplicada. “É natural do ser humano gostar do desafio e esse tipo de metodologia estimula naturalmente essa competição do indivíduo com ele mesmo”, frisou.

Na Faculdade Santa Teresa, a plataforma de ensino aplica a gamificação em diferentes momentos. “O aluno, ao cumprir determinadas tarefas nas disciplinas dos cursos, ganha medalhas ou badges”, relacionou.

Uma vantagem da aplicação da gamificação é a personalização do ensino. Ele ressalta que o professor consegue avaliar o aluno de forma individual e desenvolver estratégias com foco nas suas necessidades. Outro benefício para a educação é que o aprendizado torna-se leve e divertido. “É uma maneira mais fácil de transmitir conhecimento, auxiliando na assimilação do conteúdo, utilizando exemplos próximos da realidade do aluno”.

De acordo com Lauro Rosas, a geração atual já nasceu na era digital e adaptar os métodos de ensino é fundamental. “Existem milhares de informações disponíveis na palma da mão de qualquer pessoa. Não é possível competir. A alternativa é fazer uso dessas ferramentas na educação para estimular a aprendizagem”.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.