Manaus, 10/05/2025

Política

Gilmar manda desarquivar investigação sobre Bolsonaro

Ministro Gilmar Mendes preside sessão da 2ª turma
Ministro Gilmar Mendes preside sessão da 2ª turma
10/07/2023 16h15

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, anulou uma decisão da Justiça Federal em Brasília que havia arquivado, de modo parcial, uma investigação sobre a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro. A apuração trata de supostas irregularidades e omissões de integrantes do antigo governo durante a pandemia de Covid-19. As informações são do G1.

Gilmar Mendes determinou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) volte a avaliar se já indícios de crimes nas condutas de Bolsonaro; deputado Eduardo Pazuello (PL-RJ), que era ministro da Saúde; coronel Antonio Elcio Franco Filho; Mayra Pinheiro, da ex-secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde; Mauro Luiz Ribeiro, do Conselho Federal de Medicina; e Fabio Wajngarten, ex-secretário de Comunicação da Presidência da República.

A avaliação deve ser feita a partir do relatório feito pela Polícia Federal (PF).

O caso corre sob sigilo. São investigados crimes como epidemia com resultado de morte, emprego irregular de verbas pública, prevaricação e comunicação falsa de crime.

Para o ministro, o arquivamento da investigação foi irregular.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X

Portal do Generoso
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.