Manaus, 19/05/2024

Brasil

GOVERNO DE SP PRORROGA QUARENTENA ATÉ 10 DE MAIO

GOVERNO DE SP PRORROGA QUARENTENA ATÉ 10 DE MAIO
17/04/2020 15h32

O governo de São Paulo decidiu estender o período de quarentena no estado até 10 de maio, devido à pandemia do novo coronavírus. O anúncio da prorrogação foi feito pelo governador João Doria (PSDB) na coletiva de imprensa desta sexta-feira (17), no Palácio dos Bandeirantes.

Essa foi a segunda vez que Doria aumenta o prazo do isolamento social. A previsão era que, no dia 22 de abril, a quarentena fosse flexibilizada no estado. “A atitude responsável do governo do estado de São Paulo é pela prorrogação da quarentena para evitar o colapso da saúde pública e na sequência da saúde privada no estado”, declarou Doria.

Até o momento, São Paulo tem 11.568 casos confirmados de coronavírus e 853 mortes pela Covid-19. O Brasil registra mais de 1952 mortos. Entre quarta e quinta, São Paulo registrou um aumento de 5% no número de casos e 10% nos óbitos.

Ao todo, o estado conta com 1.125 pacientes internados em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e outros 1.259 em leitos de enfermaria, em quadros menos graves.

Doria argumentou que a flexibilização da quarentena e das medidas restritivas só acontecerá quando houver um “controle melhor da contaminação” da Covid-19.

“Para abrir o comercio e serviços, precisamos ter um controle melhor da contaminação e ter o sistema de saúde em condições de atendimento para salvar vidas. Aqui não tomaremos medidas irresponsáveis, precipitadas ou fundamentadas no achismo, na ideologia ou no que pensamos eu e prefeito. Agimos de acordo com o que medicina pensa e no que a ciência determina”, afirmou Doria.

O principal motivo para a prorrogação da quarentena é o baixo índice de isolamento social. Segundo o monitoramento deito por celulares, apenas 50% da população está cumprindo a medida. O índice esperado era de 70%.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X