Manaus, 28/03/2024

Geral

Governo do Amazonas entrega cadeiras de rodas adaptadas para pacientes do CER III

Governo do Amazonas entrega cadeiras de rodas adaptadas para pacientes do CER III
06/05/2022 15h10

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), entregou, nesta sexta-feira (06/05), cadeiras de rodas para 30 pacientes do Centro Especializado em Reabilitação Tipo III (CER III), na Policlínica Codajás, na zona sul. Os itens, adquiridos pelo Governo Federal, são resultado da parceria do Governo do Amazonas e do Ministério da Saúde (MS), por meio do programa Viver Sem Limites, e irão contemplar pacientes da capital e de municípios do interior.

Serão entregues pelo CER III, ao todo, 259 cadeiras de rodas, sendo 77 de monobloco; 50 carrinhos especiais infantis; 25 cadeiras de rodas do tipo paraplégico infantil; 53 tetraplégico adulto; 22 paraplégico obeso e 32 cadeiras de rodas de banho especiais adaptadas.

“São 259 cadeiras que eu digo que não são só para o paciente, são equipamentos que vão ajudar na qualidade de vida da família. A gente está muito feliz, essas 259 cadeiras estarão sendo distribuídas toda sexta-feira, a gente vai chamar as famílias. Hoje a gente chamou 30, então hoje 30 famílias vão receber, e na próxima sexta-feira, mais 30. Acho que até o meio do ano ou até o final do ano a gente consegue entregar esses equipamentos”, afirmou Leonide Brandão, diretora-geral da Policlínica Codajás.

De acordo com a coordenação do CER III, o novo pedido de cadeiras de rodas especiais foi realizado, ao MS, neste semestre para zerar a fila de solicitações de pacientes do Amazonas. Com capacidade de atender mais de 3,7 mil pacientes por mês, em 2021, o CER III já realizou 65.406 atendimentos e entregou 104.405 equipamentos à população.

Vida nova

As cadeiras representam um recomeço para famílias que há anos esperam pelo equipamento, como a Maria Helena da Rocha, de 56 anos, mãe da Klyssia da Rocha, de 28 anos, que recebeu uma das cadeiras de roda nesta sexta-feira. A família estava há cinco anos na espera pelo equipamento.

“Foi bom porque ela ficava mais no quarto, na sala sentadinha, agora eu posso ir para a cozinha e levá-la comigo, sair mais com ela. Eu saía pouco porque ela pesa, não tinha como carregar. E vai mudar isso, vai dar uma vida melhor para ela, para ir ao shopping, que eu já tinha vontade de levar ela, levava pouquíssimo na Ponta Negra, essas coisas, passear mesmo”, relatou.

A família do César de Souza, de 4 anos, veio do município de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros da capital) para receber a nova cadeira. A mãe, Camila de Souza, de 28 anos, falou da necessidade do filho, e das mudanças para a família com a chegada do equipamento.

“São dois anos de espera, e vai mudar muito porque ele é uma criança muito ativa, gosta de passear, gosta de ver a paisagem, ele é muito espertinho. Vai mudar muito porque eu vou poder sair com ele mais, coisa que a gente não podia fazer antes da cadeira. Vai mudar muito a nossa vida, e a gente está muito feliz”, afirmou.

Renovação

O governador Wilson Lima reinaugurou no dia 26 de abril o CER III. O espaço, que foi totalmente revitalizado, atende o público adulto e infantil com deficiência física, auditiva e visual.

O Centro de Reabilitação conta com ginásio de reabilitação, consultório de enfermagem adaptado para atendimento da pessoa com estomia e sala de exames diagnósticos; novos consultórios, salas de treino de orientação e mobilidade e para atividade de vida diária; salas de terapia em grupo e individual; cabine acústica; banheiros adaptados; salas de recepção, de espera e de reuniões; além de um novo hall de entrada e uma copa.

Para atendimento no CER III, pacientes precisam se dirigir até o setor localizado na Policlínica Codajás, na avenida Codajás, bairro Cachoeirinha, zona sul da capital, munidos dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS, Carteira da Pessoa com Deficiência e encaminhamento médico.

FOTOS: Lucas Silva/Secom

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.