Manaus, 05/12/2022

Amazonas

Governo do Amazonas entrega instrumentos musicais na comunidade Tumbira

Governo do Amazonas entrega instrumentos musicais na comunidade Tumbira
23/11/2022 21h40

Moradores da Comunidade do Tumbira (distante 64 quilômetros de Manaus) agora podem ter aulas de música e desenvolver talentos artísticos. O Governo do Estado realizou, nesta quarta-feira (23/11), a entrega de 20 violões, 50 flautas, cinco instrumentos de percussão e um teclado para a comunidade. A ação foi promovida pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, por meio do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro.

A comunidade que trabalha o turismo sustentável de base comunitária, onde empreendedores locais disponibilizam pousadas para receber visitantes,  apresenta a cultura amazônica por meio do artesanato e da gastronomia do norte do país. Localizada a uma hora e meia, com trajeto feito de barco partindo de Manaus, a Comunidade do Tumbira, que fica na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, conta com aproximadamente 140 moradores que investem em desenvolvimento sustentável, crescimento econômico, educacional, cultural e turístico.

De acordo com o secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, a entrega dos instrumentos foi feita com o objetivo de atender as necessidades da comunidade. Apolo destaca que a música tem poder transformador e contribuir com os avanços no Tumbira é motivo de orgulho.

“Uma das prioridades da gestão do governador Wilson Lima é democratizar o acesso às mais diversas manifestações culturais e levar qualificação na área da cultura para todos os cantos do Amazonas. Por isso, a entrega realizada pelo Liceu é muito significativa para os moradores de Tumbira e também para nós, que podemos possibilitar que mais jovens e adultos sejam transformados pela música”, destaca o secretário.

De acordo com o diretor do Liceu, maestro Davi Nunes, a Orquestra de Violões (Ovam) esteve na comunidade no ano de 2019, para uma apresentação. Na ocasião, os moradores manifestaram interesse em aprender o ofício artístico. O Liceu Digital, que será usado no acompanhamento das aulas, oferece oficinas e cursos on-line em diversos segmentos artísticos nas plataformas digitais, abertos à comunidade, ampliando o alcance das atividades realizadas pelo Liceu.

“Em 2019, viemos com a Ovam (orquestra) e foi uma apresentação muito bonita. A partir daí, pelo interesse dos moradores, alinhamos a entrega dos instrumentos musicais e vamos seguir acompanhando com aulas transmitidas pelo Liceu Digital”, concluiu o maestro.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.