Manaus, 19/04/2024

Amazonas

Governo do Amazonas leva ações de cidadania à calha do Madeira

<strong>Governo do Amazonas leva ações de cidadania à calha do Madeira</strong>
07/05/2023 12h30

O Governo do Amazonas levou, neste sábado (06/05), ações de cidadania a Nova Olinda do Norte (a 135 quilômetros de Manaus). A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) entregou mais de 1 mil RGs que foram solicitados em ações itinerantes, além de facilitar a emissão de cerca de 100 certidões de nascimento. 

A dona de casa Rosenia Dias, de 49 anos, estava ansiosa para receber o documento. Ela conta que estava com dificuldade para receber benefícios governamentais porque o RG antigo foi emitido aos 15 anos e já não era aceito.

“Esse mutirão é muito importante, eu fiquei tão feliz quando tirei o documento ano passado, porque quando ia receber os auxílios reclamavam que minha identidade estava rasurada e agora eu consegui receber e, nossa, nem sei dizer como estou feliz”, entrega a dona de casa. 

A secretária Jussara Pedrosa, titular da Sejusc, acompanhou as atividades das equipe das secretarias executivas de Cidadania (Secid) e da Pessoa Idosa (Seadpi) no município, que levaram orientações sobre o Idoso Empreendedor e emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Trastorno do Espectro Autista (Ciptea).

A ação teve parceria da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), com a emissão do RG Digital, e do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), com serviços de corte de cabelo, massoterapia e embelezamento.

“A Sejusc está trazendo essas ações de cidadania, que são tão importantes para a população, e ainda auxiliando em casos específicos, como a emissão de documentos de hipossuficiência para certidão de nascimentos gratuitamente no cartório da cidade. Temos parceiros como a SSP, o Cetam, e a Afeam [Agência de Fomento do Estado do Amazonas], e isso faz o governo presente na vida das pessoas”, conclui Jussara.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.