Manaus, 10/08/2022

Amazonas

Henrique Oliveira é confirmado candidato ao governo do Amazonas pelo Podemos

Henrique Oliveira é confirmado candidato ao governo do Amazonas pelo Podemos
05/08/2022 15h20

O Podemos oficializou a candidatura do ex-vice-governador Henrique Oliveira ao governo do Amazonas. A vice será a ex-deputada estadual Vera Castelo Branco. Os nomes foram confirmados durante convenção realizada nesta sexta-feira (5), em Manaus.

A sigla ainda não definiu quantas candidaturas irá lançar à Câmara Federal. O partido também disse que não indicará nenhum nome à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

“A nossa [candidatura] é singela. […] Não temos fundo partidário, temos um partido que precisa se reestruturar. Mas temos a certeza que vamos dar a largada e vamos mostrar o que somos capazes de entregar para o nosso estado. A partir de agora temos 45 dias para mostrar isso”, disse o candidato.

Perfil

Henrique Oliveira é natural de Santa Catarina e tem 61 anos de idade. É formado em economia e em engenharia.

Foi eleito vereador de Manaus em 2008. Dois anos depois, conquistou uma cadeira na Câmara Federal. Em 2014, foi eleito vice-governador do Amazonas na chapa encabeçada pelo ex-governador José Melo.

Henrique e José Melo foram cassados em 2017 pela prática de abuso de poder, e foram condenados a oito anos de inelegibilidade. Entretanto, em 2019, uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) devolveu os diretos políticos ao ex-vice governador.

Em abril, Henrique Oliveira se filiou ao Podemos e assumiu a presidência regional da sigla.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.